Jardim: opções de decoração de varanda pequena e simples

Confira agora projetos que te darão vontade de transformar aquele pequeno local em um jardim colorido. Inspire-se com mais de uma opção de decoração de varanda pequena e simples!

decoração de varanda pequena e simples e colorida
Foto: Nenad Radovanovic

Uma dica para ter uma decoração de varanda pequena e simples é investir em um jardim sempre bonito com as plantas certas. Normalmente, esse é um lugar que recebe muito vento e luz solar e vale apostar em espécies que se adaptem bem a essas condições. Confira agora projetos que te darão vontade de transformar aquele pequeno local em um jardim colorido!

Projeto 1: NP Arquitetura, Curitiba – PR

Decoração de varanda pequena e simples com jardim multiuso 

Quem gosta de cozinhar sabe que o ideal é sempre utilizar as ervas mais fresquinhas o possível. Então, por que não tê-las em sua varanda? Além de serem muito charmosas quando colocadas em vasinhos, elas também podem trazer mais sabor ao seu dia a dia. Nesse projeto criado pelas arquitetas Jocymara Nicolau e Andréa Posonski, da NP Arquitetura, o jardim foi instalado junto à churrasqueira, que não perdeu seu uso e ainda ganhou uma bela decoração para acompanhar.

Revestimentos mais resistentes

O piso, em porcelanato que imita madeira, ganhou resistência e facilidade na limpeza, enquanto os móveis, em madeira de demolição, deram o toque rústico para a decoração de varanda pequena e simples. Os revestimentos precisam sempre ser escolhidos de acordo com o local em que serão utilizados. “Apesar de coberta, a varanda pequena sofre com chuva e vento e isso desgasta os materiais”, ressaltam as arquitetas.

Saiba também!

As hortaliças básicas e as ervas são uma ótima opção para esse tipo de jardim, pois além de aguentarem muito bem o clima, ainda ficam mais aromáticas quando recebem bastante sol. É o caso do manjericão, do coentro, do alecrim, da cebolinha e da hortelã, que tornam a varanda pequena decorada e cheirosa.

Projeto 2: Kali Arquitetura, Blumenau – SC

Com apenas 2,5m², a segunda varanda pequena ganhou um toque todo especial. “A ideia foi criar um banco de contemplação, já que a vista do local era muito bonita”, conta a arquiteta Ligia Piccini, da Kali Arquitetura. Foram utilizadas algumas espécies de plantas para jardim como a jasmim trepadeira, as pimenteiras e o manjericão. Todas elas são resistentes ao vento e dão um charme extra quando florescem.

Texto: Edgard Vicentini/Colaborador

LEIA TAMBÉM: