Decoração criativa: móveis parecem flutuar com luz de efeito

Decoração criativa e planejamento com luz de efeito, criada por meio de lâmpadas de LED, dão a impressão de que os móveis estão suspensos

cama com decoração criativa de luz de led
Foto: Rodrigo Marcandier

Um recurso superinteressante de decoração criativa tem intrigado muitas pessoas. Conhecida como iluminação de efeito, essa técnica cria a ilusão de que os móveis e objetos estão flutuando, deslocados da superfície. Além de ser criativo, esse efeito pode deixar a sua casa ainda mais moderna e sofisticada.

cama com decoração criativa de luz de led

Foto: Rodrigo Marcandier

Destaque o objeto!

A cama aconchegante surpreende ao flutuar sozinha. Mas quem pensa que a cama está mesmo pairando sobre o ar se engana, na verdade, é um truque proporcionado pela luz. “Esse recurso proporciona mais sofisticação, leveza aos ambientes e dão maior destaque aos objetos”, afirma a designer de interiores Iara Santos.

Como funciona?

Essa técnica funciona projetando um recuo na base do mobiliário para que seja embutida uma iluminação e é essa luz que cria o efeito visual de que os objetos estão suspensos”, explicam Nathália Otoni e Luciana Araújo, arquitetas do escritório Óbvio Arquitetura.

Decoração criativa sem exagero

“Não é legal abusar demais desse recurso, pois aquilo que seria algo de destaque fica banalizado na decoração. Outro detalhe importante é em relação à escolha do tom da luz. Jamais misture cores diferentes de luz para criar essa sensação. O ideal é apenas um tom, que pode ser mais frio ou mais quente, dependendo do projeto”, explica a arquiteta Ivana Seabra.

LEIA TAMBÉM

Texto: Ana Castilho/Colaboradora | Foto: Rodrigo Marcandier e Daniel Mansur | Consultoria: Iara Santos, designer de interiores; Ivana Seabra, arquiteta; Luciana Araújo e Nathália Otoni, arquitetas do escritório Óbvio Arquitetura