De bem com o espelho

Fuja dos 20 erros que podem comprometer o seu visual quando sair de casa

Por Redação Papo Feminino - 23/06/2009

1- Calça de ginástica: deve ser usada somente para praticar esportes. E cuidado na escolha da lingerie: use somente calcinhas de algodão, sem rendas e sem costuras, que não marcam a silhueta. Se você está com o corpo em forma, pode usar legging com top ou camiseta curta. Caso contrário, procure usar a legging com camisetas que cubram o quadril.

2- Sapatos de saltos grossos e quadrados: com calças jeans bem justas podem achatar a silhueta. O ideal é usar com calças mais soltas. Se você for alta e magra, poderá usar o jeans justo com uma bota longa cobrindo a calça.

3- Vestido longo com blusa amarrada na cintura: nesse caso, o ideal é colocar a blusa sobre os ombros, pois fica mais elegante.  Blusa amarrada na cintura dá a impressão de desleixo.

4- Camiseta cavada nas costas com alça do sutiã aparecendo: passa uma imagem de desleixo. Alças de cor contrastante à blusa também. As feitas de silicone devem ficar bem escondidas. Prefira um sutiã tomara-que-caia ao usar camisetas cavadas ou até blusa tomara-que-caia. Se preferir, escolha um sutiã com alças reguláveis, de acordo com o modelo da blusa.

5- Camiseta longa, calça corsário e sandália rasteirinha: transmitem uma imagem desleixada já que a camiseta fica desproporcional. Com a calça corsário, use blusas mais justas ao corpo. Esse modelo também pode ser usado com sapatilhas, que são confortáveis e continuam na moda.

6- Blusas muito decotadas e curtas: deixam o look muito vulgar. É preciso cuidado para equilibrar o visual na hora de escolher. Se a blusa for muito decotada, prefira as mais longas, para não evidenciar a barriguinha. Procure chamar atenção somente para o decote.

7- Bermuda muito colada com tops curtos: esse visual não valoriza o seu corpo. O ideal é usar uma bermuda mais solta com uma blusa comprida.

8- Bermuda jeans com sapatos pesados (estilo coturno): evite! O ideal é substituir por um tênis. Assim, alonga a silhueta.

9- Saias longas com sandália anabela: evite essa combinação! O ideal é usar rasteiras que dão mais leveza ao visual.

10- Minissaia com miniblusa: pode passar uma imagem vulgar. Cuidado com o comprimento da blusa. Com as pernas à mostra, procure não evidenciar o busto e, muito menos, a barriga. Saias curtas ficam bem em mulheres esbeltas, já que alongam a silhueta. Se você está no peso ideal e não tem quadris largos, use sem medo a minissaia evasê e em cores claras.

11- Calça branca: não use-a com lingerie colorida. Ao usar calças claras, prefira lingeries da cor-da-pele e sem costura. O adequado é não marcar o bumbum.

12- Blusa de cotton com calça de alfaiataria: cuidado com essa combinação. Prefira usar esse tipo de calça com uma camisa de tricoline para não comprometer o visual.

13- Calça curta e meia esportiva na altura da canela: essa combinação achata a silhueta. Prefira usá-la sem as meias.

14-Top tomara-que-caia com saia longa em recortes horizontais: só funciona em quem é alta e tem quadris estreitos.

15- Camisas de babados: estão em alta neste inverno, mas cuidado! A menos que você seja magra, o tecido não pode ser encorpado porque arma. Outro cuidado é não usar babados em regiões que engordam, como na barriga. Se tiver seios grandes, evite esse detalhe também.

16- Calças largas com blusas largas: cuidado! Essa produção passa a imagem de desleixo. Escolha uma calça larga com blusas mais justa e vice-versa.

17- Calça de moleton com sapatos: mulheres que gostam de conforto sempre têm uma calça de moleton no guarda-roupa, mas esse modelo só pode ser usado com tênis.

18- Calça justa com bota longa branca: cuidado! Bota branca é muito perigosa porque achata a silhueta. Prefira as botas pretas, que são coringas para qualquer visual.

19- Camisas transparentes com sutiã à mostra: cuidado, esse visual também
passa uma imagem vulgar. Essa peça novamente está na moda e pode ser coordenada com regata ou blusa tomara-que-caia.

20- Look monocromático: ou seja, blusa rosa, calça rosa e sapato rosa, por exemplo. Esse look é muito perigoso! As pessoas têm muito medo de misturar as cores, mas para não errar, escolha cores neutras como, por exemplo, calça preta com blusa rosa. Já o sapato pode acompanhar a cor da calça para não achatar a silhueta.

Consultoria: Elizangela Teixeira Gomes, professora dos cursos de moda da Escola de Moda Sigbol Fashion.

Texto: Luciana Cáceres