10 dicas para tornar o seu currículo vencedor e notável

Aumente as chances de conseguir uma vaga de emprego por meio de uma melhor primeira impressão

dicas para currículo
Foto: Shutterstock

Para conseguir o tão esperado emprego dos sonhos, é essencial causar logo de primeira uma boa impressão. E o cartão de entrada está diretamente relacionado às boas práticas e dicas para currículo. Afinal, é a partir dele que você ficará conhecida, seduzirá o recrutador e poderá ser chamada para uma entrevista.

A seguir, separamos algumas orientações básicas, mas essenciais, que podem fazer um grande diferencial na hora de conquistar uma vaga e mostrar todas as suas habilidades profissionais. Pontue cada uma e siga criteriosamente esse processo.

Cause uma primeira boa impressão com as dicas para currículo

Fonte do currículo

Um problema recorrente que leva ao descarte de um currículo é o uso de fontes muito elaboradas ou enfeitadas. O ideal é usar uma fonte sóbria, como Tahoma, Verdana ou mesmo a clássica Arial. Fuja da Comic Sans.

Uma página é o limite

Talvez você tenha anos de experiência trabalhando na área em que procura emprego e queira mostrar isso no currículo, mas cuidado: nunca passe de uma página. Isso porque os examinadores tem pouco tempo para ler os arquivos enviados por muitas pessoas e irão descartar qualquer um que ocupe tempo demais.

Planeje-se

Faça um roteiro do que deverá ser contido no seu currículo. Para isso, liste suas realizações profissionais em ordem de acontecimento e depois destaque aquelas que acredita serem mais importantes. Dessa forma, fica mais fácil cortar pedaços que não interessam realmente e resumi-lo a uma única página.

Detalhe os conhecimentos em línguas estrangeiras

Para explicar o quanto você conhece das línguas que conhece, adote um sistema de escala. Por exemplo: lê bem, fala bem, escreve bem, entende muito. Cuidado ao se declarar fluente, pois os avaliadores costumam cobrar entendimento, escrita e fala perfeitos na língua de quem se declara assim.

Evite repetição

Sempre que for redigir seu currículo, tente ao máximo evitar repetição de palavras e informações. Dessa forma ele fica mais resumido e a leitura dos examinadores fica mais simples.

Foco no que importa

Quando estiver fazendo o roteiro do seu currículo, leve em conta o cargo para o qual está se candidatando para decidir o que será colocado ou não na versão final. Afinal, se você está atrás de um cargo técnico, sua capacidade e experiência com gerência não é tão importante, e vice versa.

Cheque as informações de contato

Caso o seu e-mail, telefones ou outras formas de contato estejam redigidos errado no currículo, dificilmente o responsável pela decisão da vaga irá realizar o esforço de procurar os contatos corretos para poder lhe avisar se você passou ou não para próxima fase, então cheque várias vezes os contatos.

Conheça o currículo

Quando você passar para a fase de entrevistas, talvez o entrevistador pergunte sobre informações do seu currículo. Isso porque muitas pessoas mentem sobre o que realmente fizeram ou não na vida profissional. Caso você gagueje ou demonstre insegurança sobre algo que escreveu, eles podem acreditar que você mentiu.

Converse com as referências

Uma das dicas para currículo que – quase sempre – passa batida. Ao colocar referências para serem contatadas, tenha certeza de que está colocando pessoas que irão estar dispostas a falar sobre você. Uma forma de fazer isso é entrar em contato anteriormente com eles e perguntar se estão dispostos a te ajudar.

Não minta

Um problema recorrente é a mentira no currículo. Os responsáveis pelas seleções das vagas de emprego são treinados para notar informações fáceis e checar cada informação lá colocada. Uma mentira, mesmo a menor delas, pode lhe custar a vaga.

Leia também: