Connect with us

O que você está procurando?

Devido à imensa quantidade de energia liberada no momento da criação do Universo, o Big Bang foi também o responsável por formar os elementos químicos
- A imensa quantidade de energia liberada pelo Big Bang na criação do Universo promoveu também a constituição dos primeiros elementos químicos. FOTO: Reprodução

Você sabe como o Big Bang formou os elementos? Confira!

Devido à imensa quantidade de energia liberada no momento da criação do Universo, o Big Bang foi também o responsável por formar os elementos químicos

Qualquer pessoa que já tenha visto uma tabela periódica reparou que existem dezenas de elementos diferentes. Porém, se nós não podemos alterar a estrutura do núcleo de um elemento e os átomos se combinam formando moléculas, e não novos elementos, como a enorme variedade de átomos do cosmo surgiu?

Big Bang, explosão, formação do Universo

A imensa quantidade de energia liberada pelo Big Bang na criação do Universo promoveu também a constituição dos primeiros elementos químicos. FOTO: Reprodução

Esclarecendo as coisas

Para responder a essa pergunta, é preciso esclarecer que é possível, sim, mudar o núcleo de um elemento. É o que acontece na bomba atômica, por exemplo. Porém, para que isso ocorra, é necessária uma quantidade imensa de energia. Quantidade esta que estaria disponível no momento do Big Bang, por exemplo, conforme explica o professor Rodrigo Nemmen. Assim, cerca de 10 mil anos após o Big Bang, quando o Universo esfriou, surgiram os primeiros átomos de elementos leves, como o Hidrogênio, o Hélio e o Lítio, em um processo chamado nucleossíntese.

galáxia, Universo, espaço

Com a evolução do Universo, foram surgindo os elementos mais complexos. FOTO: Reprodução

Rodrigo comenta também que os elementos mais pesados e complexos, todos os outros presentes na tabela periódica, se formaram com a evolução do Universo. A energia necessária para a quebra dos núcleos atômicos veio da explosão de supernovas.

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: João Paulo Fernandes Consultoria: Rodrigo Nemmen, professor de astrofísica da Universidade de São Paulo (USP)

Advertisement

Estilo de vida

Uma pesquisa realizada na Alemanha indicou que o conhecido tempero indiano pode ajudar a combater doenças degenerativas graves

Estilo de vida

O grão-de-bico previne a osteoporose e o diabetes, tem ômega-3 e ômega-6 importantes para a circulação e muito mais. Confira todos os benefícios!

Estilo de vida

Sozinha, a vitamina C não é capaz de proteger o organismo como um todo. Para isso é necessário manter uma dieta equilibrada e variada!

Estilo de vida

Na fase inicial da doença, embora alguns esquecimentos sejam inevitáveis, a família não deve desistir de tentar estimular a sua memória

Estilo de vida

Você quer emagrecer? Então precisa tomar alguns cuidados com hábitos que fazem toda diferença nos resultados. Confira algumas dicas!

Estilo de vida

Semente, farinha ou óleo? A linhaça pode ser consumida de diversas formas, mas você sabia que cada uma apresenta um benefício diferente. Confira!

Estilo de vida

É normal uma vez na vida ter infecção urinária, porém a incidência do problema nas mulheres é maior. Confira mais sobre a doença e como trata-la!

Estilo de vida

Descubra como encontrar alternativas saudáveis para sobremesas! Se consumido em excesso, o açúcar eleva o risco de desenvolvimento de problemas de saúde!