Verbo: entenda as flexões de pessoa, número, tempo e modo

Como é o verbo comer no pretérito mais-que-perfeito do indicativo? O que significa dizer que um livro foi escrito em primeira pessoa? Saiba mais

- FOTO: Reprodução/Pixabay

Pretérito mais-que-perfeito do indicativo? Primeira pessoa do singular? O que é tudo isso que nós sempre ouvimos falar? São as flexões dos verbos. Verbo é a palavra responsável por exprimir ação, estado, mudança de estado e fenômenos naturais. Assim, é variável em pessoa, número, tempo, modo e voz. Conheça todas essas versões!

Pessoa e números

Em número o verbo pode variar em plural e singular. O que vai indicar a pessoa e o número em que o verbo está flexionado é a sua desinência. O verbo pode ser flexionado em três pessoas: primeira, segunda e terceira pessoas do singular (eu, tu ele) e do plural (nós, vós e eles).

Modos

Indicam a forma como o falante se sente em relação ao fato que está comunicando. Os modos podem ser:

Indicativo: quando o falante tem certeza de que o fato ocorreu: Eu almocei hoje.

Subjuntivo: quando o falante expressa uma dúvida do acontecimento do fato: É possível que eu almoce hoje.

Imperativo: quando o falante expressa uma ordem, um conselho ou um pedido: Almoce hoje.

caderno lapis caneta verbo

FOTO: Reprodução/Pixabay

Tempos

Indica o momento em que o fato ocorreu.

•Os tempos básicos são: presente, passado ou pretérito e futuro. Porém, esses tempos se subdividem nos modos indicativo e subjuntivo.

•No indicativo os tempos são: presente (eu como), pretérito perfeito (forma simples: comi, forma composta ou locução verbal: tenho comido), pretérito imperfeito (comia), pretérito mais-que-perfeito (forma simples: comera, forma composta ou locução verbal: tinha comido), futuro do presente (forma simples: comerei, forma composta ou locução verbal: terei comido) e futuro do pretérito (forma simples: comeria, forma composta ou locução verbal: teria comido).

•No subjuntivo os tempos são: presente (que eu coma), pretérito perfeito (forma composta: tenha comido), pretérito imperfeito (se eu comesse), pretérito mais-que-perfeito (forma composta: que eu tivesse comido) e futuro do presente (forma simples: quando eu comer, forma composta: tiver comido).

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação / Edição: Érika Alfaro

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência