Connect with us

O que você está procurando?

Conheça a história de vida do argentino Jorge Mario Bergoglio, da infância aos estudos, antes de se tornar o Papa Francisco
- FOTO: Shutterstock Images

Papa Francisco: conheça sua história e trajetória de vida

Conheça a história de vida do argentino Jorge Mario Bergoglio, da infância aos estudos, antes de se tornar o Papa Francisco

Em 13 de abril de 2013, era Papa Francisco quem dava passos tímidos em direção à varanda da Basílica de São Pedro diante de uma praça tomada por fiéis eufóricos, que não se deixavam esfriar pela chuva fina que caía naquela noite. Mas, poucas horas antes, o sucessor de Bento XVI atendia apenas por Jorge Mario Bergoglio, um homem de poucas palavras, conhecido pela sua humildade e bastante respeitado pela comunidade cristã pela sua trajetória na Igreja Católica.

 

Papa Francisco: conheça sua história e trajetória de vida

FOTO: Shutterstock Images

Trajetória de vida do Papa Francisco

Em 1929, a família Bergoglio deixou a Itália e partiu para a Argentina, onde se instalaram no bairro Flores, em Buenos Aires, no qual os parentes de Papa Francisco permanecem até hoje. Foi ali onde o ferroviário José Mario Francisco Bergoglio construiu sua vida ao lado da dona de casa Regina María Sivori. Com ela, teve cinco filhos: Alberto Horacio, Oscar Adrián, Maria Elena, Marta Regina e Jorge Mario, o mais velho, que anos depois viria a se tornar o líder máximo da Igreja Católica.

Na infância, as atividades de Jorge resumiam-se ao colégio e à Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, a poucos passos de sua residência. Em casa, tinha papel fundamental nas tarefas domésticas, principalmente após o parto de seu irmão caçula, que deixou sua mãe paralítica. Cabia ao mais velho dos filhos os afazeres do dia a dia, inclusive cozinhar. No tempo livre, escapava para a praça das redondezas, onde rolava bola com outros meninos de sua idade – a paixão pelo esporte persiste até hoje.

Ainda garoto, chamou para si a responsabilidade de ajudar com as contas da casa e, aos 13 anos, já tinha seu primeiro emprego como faxineiro em uma fábrica de meias. Mas, mesmo com as obrigações, a educação rígida dada pelo pai não o deixava negligenciar os estudos. Aos 19 anos, formou-se técnico em química na escola secundária industrial Hipólito Yrigoyen, e não parou por aí. Sua entrada na Igreja foi só mais um impulso para aprimorar sua formação. Ainda estudou filosofia no Colégio Máximo San José, onde, posteriormente, tornou-se reitor. O aprimoramento continuou até no exterior, passando por Chile, Espanha e Alemanha, país em que concluiu o seu doutorado.

 

 

LEIA TAMBÉM

 

 

Texto: Natália Ortega – Edição: Victor Santos

Advertisement

Atualidades

Quer aprender inglês de uma maneira prática, rápida e até divertida? Conheça o Duolingo, aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets.

Entretenimento

Os preconceitos podem ser comportamentos que absorvemos durante nossas relações interpessoais. Veja como o cérebro influencia em situações de intolerância

Entretenimento

Saiba definitivamente por que a gente se apega a todas as coisas da nossa vida, quase que inevitavelmente. Relaxe: isso é natural do ser humano!

Entretenimento

O arcebispo escocês Leo Cushley estreou no Vaticano um aplicativo que ajuda a encontrar qual é a igreja mais perto de você. Veja mais!

Entretenimento

No mundo das ilusões de ótica, há imagens que podem causar sensações psicodélicas? Saiba por que isso acontece e veja 10 exemplos muito loucos!

Entretenimento

O amor dos cães não tem limite de espaço com seus papais humanos. Confira 12 fotos de cachorros folgados que só queriam encontrar um cantinho especial!

Entretenimento

Uma psicóloga da universidade de Harvard mostrou um estudo que aponta que os humanos e donos de animais fazem parte dos sonhos dos cachorros

Entretenimento

Apaixonado por coelhos, um fotógrafo de Blangadesh fez um ensaio fotográfico fofo mostrando o primeiro mês de vida de coelhinhos.