Máfia nos EUA: conheça as principais famílias criminosas

A máfia nos Estados Unidos pela atuação de três das principais famílias responsáveis pela gestão do crime organizado em solo norte-americano

- FOTO: iStock.com/Getty Images

A prática de crimes organizados conhecida como “máfia” ficou famosa pela atuação de poderosas famílias da Sicília – uma ilha pertencente à Itália – entre o final do século 19 e início do século 20. Tal modalidade, porém, não foi um fenômeno exclusivamente italiano. Conheça as três principais famílias de criminosos que “tocaram o terror” nos Estados Unidos.

Máfia nos Estados Unidos e principais famílias do crime organizado

FOTO: iStock.com/Getty Images

Família Genovese

Criada em 1890, é considerada a mais poderosa e influente família da máfia nova-iorquina. Seu atual nome foi herdado de seu último grande chefão, Don Vito Genovese, um dos responsáveis pela ascensão do crime organizado na cidade e que comandou a família por mais de 30 anos.

poderoso chefão cena filme máfia

FOTO: Reprodução/Paramount Pictures

Mas o líder que levou os Genovese a tal status foi Charles Lucky Luciano. Nascido Salvatore Lucania, iniciou sua vida criminosa em 1915, quando se tornou membro da Gangue dos Cinco Pontos. Fez vários amigos importantes dentro da máfia, entre eles Al Capone. Seu apelido “Lucky” (sortudo, em inglês) foi dado após sobreviver ao ataque de cinco homens que o espancaram violentamente.

Família Bonnano

Quando Lucky Luciano reestruturou a máfia, Joseph “Joe Bananas” Bonnano era o mais jovem entre todos os líderes das Cinco Famílias, com apenas 26 anos. A família ficou responsável, então, pela administração de negócios criminosos populares, como a jogatina, a agiotagem e a taxa de proteção.

cena cassino royale filme poker mafia

FOTO: Reprodução/Metro-Goldwyn-Mayer

Dois episódios marcaram os Bonnano de maneira negativa. Joseph Massino, um de seus principais membros, foi considerado o primeiro mafioso a violar a omerità (a lei do silêncio) a fim de contribuir com o FBI. Além disso, o agente do FBI Joseph Pistone, sob o disfarce de Donnie Brasco, quase se tornou membro da família após se tornar amigo de um dos mafiosos, mas conseguiu o suficiente para conseguir incriminar diversas pessoas.

Família Lucchese

Os Lucchese surgiram no submundo do crime na década de 1920, mas tiveram seu auge a partir dos anos 1950, quando Gaetano “Tommy Three-Fingers Brown” Lucchese assumiu o controle da família. O chefão dominou o sindicato dos caminhoneiros, das cooperativas de trabalho e as associações comerciais dos Estados Unidos.

Além disso, conseguiu estabelecer relações estreitas com políticos e importantes membros do poder judiciário, o que lhe garantiu muito respeito perante outras famílias. Por conta disso, passou os 44 anos em que esteve na máfia sem receber uma única condenação.

SAIBA MAIS

Quais são os cargos das pessoas dentro da máfia?

Vida real: Meu nome é Bond, James Bond!

Texto: Thiago Koguchi Edição: João Paulo Fernandes

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência