Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Saiba mais sobre a tese de que Maria e José tiveram outros filhos além de Cristo
- Detalhe do vitral que descreve a cena de Natal, o Jesus criança com Maria

Jesus foi filho único?

Saiba mais sobre a tese de que Maria e José tiveram outros filhos além de Cristo

[PAGE TITLE]

“Não é ele o filho do carpinteiro? A sua mãe não é Maria e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? Não estão as Suas irmãs todas conosco?”

Detalhe do vitral que descreve a cena de Natal, o Jesus criança com MariaFoto: Nancy Bauer/Shutterstock

Assim diz Mateus, no capítulo 13 de seu evangelho. Para quem não é um leitor assíduo das Escrituras, a especificidade da descrição, citando até mesmo nomes dos irmãos sanguíneos, pode causar espanto. E esta não é a única vez que eles são citados, pois outras passagens também relatam a presença deles junto de Jesus, Maria ou dos demais discípulos (leia Lucas 8:20, João 2:12 e Atos 1:14).

No entanto, a versão oficial da Igreja Católica sustenta que o termo “irmãos” se refere, na verdade, aos primos de Jesus. E a tese não deixa de ter sentido: as línguas faladas à época na região onde viveu o Cristo – hebraico e aramaico – não possuem um vocábulo que designe o termo “primos”. Ou seja, como o Novo Testamento foi escrito na língua grega, os autores utilizaram o termo adelfos, que literalmente significa irmãos. Mas há quem sustente que o processo de tradução das tradições orais pode ter sido prejudicado. O grande problema é que, em todas as vezes em que são mencionados, os primos/irmãos de Jesus estão na companhia de Maria – contexto que potencializa as chances de Jesus não ter sido filho único.

Meio-irmãos

Um segundo argumento da Igreja Católica Romana é de que os irmãos e irmãs de Jesus eram filhos apenas de José, oriundos de um casamento anterior. Isso porque algumas teorias sustentam que o carpinteiro era bem mais velho do que Maria antes de se casar com ela. Além disso, havia se tornado viúvo e possuía vários filhos. No entanto, caso José já possuísse pelo menos seis herdeiros (os quatro homens citados e, no mínimo, mais duas mulheres referentes às “irmãs”), seria muito provável que eles fossem mencionados na sua viagem com Maria a Belém (Lucas 2:4-7), na sua viagem ao Egito (Mateus 2:13-15), ou na sua viagem de volta para Nazaré (Mateus 2:20-23).

VEJA TAMBÉM:

Conheça a história de Santo Antônio, o santo casamenteiro

O que é o Budismo?

A importância de Allan Kardec para o Espiritismo

 

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Estilo de vida

Especialistas garantem: escolher o melhor óleo de cozinha é o primeiro passo para garantir mais saúde na hora de preparar as refeições

Mundo místico

Abra seus caminhos com uma limpeza energética. Confira dicas de como praticar o desapego e banhos para afastar as energias negativas de sua vida.

Mundo místico

Cada pessoa tem um arcanjo regente de acordo com sua data de nascimento. Ele protege, cuida e vigia nossas vidas e nos auxilia a seguir em direção a salvação de Cristo. Conheça a mensagem especial do seu arcanjo de cada signo e inspire-se nela para que seus caminhos sejam sempre iluminados e cheios de bênçãos divinas.

Mundo místico

“Todo aquele que o recitar alcançará grande misericórdia na hora da sua morte": conheça mais a respeito do Terço da Divina Misericórdia e receba graças!

Estilo de vida

Amar o seu corpo é um grande passo pra uma auto-estima cada vez melhor! Veja aqui dicas de como aceitar sua forma física e ser feliz com isso.

Entretenimento

Iniciativa carioca permite que você escolha uma taxista mulher para a sua corrida

Estilo de vida

Gaby Amarantos publicou uma foto de biquíni em seu Instagram acompanhada de uma mensagem poderosa de empoderamento e amor próprio!

Receitas

Receitas com músculo: confira 10 opções fáceis e deliciosas, que vão deixar toda a família satisfeita e não vão pesar no seu bolso!