Connect with us

O que você está procurando?

Órgão essencial para o governo de Getúlio Vargas, o DIP surgiu em 1939 e cuidou da propaganda do presidente e da censura aos meios de comunicação
- Propaganda do Estado Novo mostrando Getúlio Vargas ao lado de crianças (FOTO: Reprodução)

Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) na Era Vargas

Órgão essencial para o governo de Getúlio Vargas, o DIP surgiu em 1939 e cuidou da propaganda do presidente e da censura aos meios de comunicação

Assim como diversos outros governantes das mais variadas partes do planeta, em diferentes épocas e contextos, a propaganda foi um instrumento importantíssimo para o governo de Getúlio Vargas – sem falar na censura, que garantiu que qualquer produção (música, artigo, peça de teatro, filme e etc) que não fosse condizente com a ideologia governamental fosse barrada. Tudo isso foi possível graças ao DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda.

Por meio de um decreto, em 1939, Vargas extinguiu o antigo DNP – Departamento Nacional de Propaganda e criou seu novo departamento. A direção do órgão ficou sob o comando de Lourival Fontes, diretor do antigo DNP.

 

Departamento de Imprensa e Propaganda DIP era vargas

Propaganda do Estado Novo mostrando Getúlio Vargas ao lado de crianças (FOTO: Reprodução)

 

O DIP tinha como objetivo censurar o teatro, o cinema, as redações de rádios e os jornais, além de atuar monitorando a imprensa estrangeira para evitar que fosse reproduzida alguma notícia que denigrisse a imagem do governo brasileiro.

Naquela época, houve o lançamento da revista Cultura Política – Revista Mensal de Estudos Brasileiros, que tinha como objetivo fazer promoção da nova ordem política vigente. Em 1940, houve a criação do DEIP – órgão semelhante ao DIP, mas que tinha como objetivo ampliar as suas atividades. Em 1945, em meio às pressões e à crise, o órgão foi extinguido do governo brasileiro.

O vídeo mostra um evento no qual alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro e alunas do Colégio Normal vão à sede do DIP. Naquele contexto, como uma ferramenta de controle ideológico, existia a cartilha “A juventude no Estado Novo”.

SAIBA MAIS

Período Constitucional: como foi o governo de Getúlio de 1934 a 1937?

Revolução Constitucionalista: entenda o conflito que marcou a Era Vargas

O fim de uma era! Morte de Getúlio Vargas completa 62 anos

Texto: Redação Edição: Érika Alfaro

Advertisement

Entretenimento

Na terceira fase da Era Vargas, o Estado Novo, foi instaurado um regime ditatorial que censurou a imprensa e extinguiu partidos políticos

Entretenimento

Durante o governo de Getúlio Vargas, o Brasil passou pela Era do Rádio e o presidente utilizou o meio de comunicação como forma de propaganda

Entretenimento

No aniversário de 62 anos da morte de Getúlio Vargas, relembre uma de suas criações: a Hidrelétrica do Vale de São Francisco

Entretenimento

No aniversário de 62 anos da morte de Getúlio Vargas, conheça os benefícios que a consolidação das leis trabalhistas trouxe

Entretenimento

Canonizado em 2014, o Papa João Paulo II foi um dos mais carismáticos da história da Igreja Católica. Saiba mais detalhes sobre sua trajetória e legado!

Entretenimento

A maior floresta tropical do mundo é cheia de vida e cultura. Presente em 9 estados do país, conheça curiosidades sobre a Amazônia!

Entretenimento

Você sabe quais são as 7 maravilhas do mundo? Há algumas que não estão nessa lista, mas merecem destaque. Conheça as construções mais fantásticas do mundo!

Entretenimento

Ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels foi o braço-direito de Hitler e direcionou seus esforços para disseminar o ódio aos judeus e comunistas.