O grego Hipócrates é responsável por tirar o caráter místico da medicina para lhe conferir conceitos científicos. Saiba mais sobre sua trajetória e legado!
por Redação Alto Astral
Publicado em 26/07/2016 às 09:43
Atualizado às 16:54
É verdade que o embrião da medicina surgiu no Egito. Mas foi o grego Hipócrates quem deu as principais contribuições para que o diagnóstico e tratamento de pacientes perdesse o caráter místico para assumir um caminho científico. Saiba mais sobre sobre os seus feitos!
FOTO: Reprodução
Hipócrates teria nascido na Ilha de Cós, território grego, dali partindo para outros grandes centros da época em busca do conhecimento. Acreditava-se que sua família descendia de Asclépio, deus da medicina e da cura. Não se sabe quantos dos 53 tratados presentes na obra Corpus Hippocraticum sejam de sua real autoria. O fato é que constituem estudos pioneiros sobre doenças como malária, pneumonia e tuberculose, assim como métodos de tratamento.
Seu trabalho inaugura a prática da observação clínica na medicina, acabando com o enfoque exclusivamente místico a respeito da saúde. Assim, acabou entrando para posterioridade como “Pai da medicina”. Não por acaso, ao se formarem na universidade, médicos proferem em uma cerimônia solene: o Juramento de Hipócrates.
VEJA TAMBÉM
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.