Significado dos Símbolos: fênix

A fênix é uma ave mítica com o poder de renascer das cinzas, após ser consumida pelo fogo, mito que remete às ideias de ressurreição e imortalidade.

- FOTO: REPRODUÇÃO

A fênix é uma ave mítica com o poder de renascer das cinzas, após ser consumida pelo fogo, mito que remete às ideias de ressurreição e imortalidade.

Fêniix

FOTO: REPRODUÇÃO

Na Idade Média começou a aparecer na simbologia cristã, em brasões e escudos de cruzados. A menção mais antiga ao mito é do historiador grego Heródoto, que viveu no século 5 a.C. . Contudo, a mais completa é de de Plínio, o Velho, morto em 79 d.C., que descreveu não só os hábitos da fantástica criatura, como assegurou que uma delas foi levada a Roma.

É comum ser comparada ao Benu, ave sagrada do Egito que se acreditava controlar o ciclo solar e as cheias do Nilo, portanto, um símbolo de renovação e vida. Os chineses também a reverenciavam como representação do Sol e do fogo, bem como conceitos de justiça, fidelidade e obediência, além de lhe atribuir o poder de atrair boa sorte.

Segundo a mitologia persa, a Fênix poderia viver por mil anos, podendo também pressentir sua morte e, nos últimos instantes, se incendiar e se transformar nas cinzas das quais nasceria uma nova Fênix.

 

VEJA TAMBÉM:

Significado dos símbolos: caveira mexicana

Significado dos símbolos: coruja

Conheça a história da mula sem cabeça

 

 

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência