No âmbito profissional, o enaltecimento das qualidades de uma pessoa está muito envolvido com a busca pelo reconhecimento de um trabalho bem feito, além de deixar o ambiente mais harmonioso, pois os colaboradores sabem enaltecer o que há de melhor um no outro, aproximando o grupo. Mas cuidado: exagerar na quantidade não é a melhor saída, pois pode soar como irreal.
É preciso elogiar
Ao passo em que um exagero na quantidade de elogios pode comprometer a harmonia no ambiente de trabalho, a situação oposta também pode ser prejudicial para a relação da equipe. “Por outro lado, a falta de elogio pode desencadear a carência de quem não recebe elogios”, explica João Alexandre Borba, psicólogo e co-CEO do Instituto Internacional Japonês de Coaching. Além de soar como falta de atenção em relação ao trabalho que é desenvolvido diariamente, não incentivar pode desmotivar uma equipe de funcionários. Assim, esses últimos acabam por demonstrar menos responsabilidade e interesse pela função.
Diferencial
João Alexandre explica que, quando o chefe acredita e elogia a equipe, esta passa a render muito mais. “Há casos em que a melhora chega a três vezes mais do que o rendimento normal”, ressalta. De acordo com o psicólogo, todos precisamos de reconhecimento e, quando isso se torna uma prática comum entre as pessoas, elas tendem a retribuir e a se reconhecer dentro de uma equipe.
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Texto: Érica Aguiar Edição: João Paulo Fernandes Consultoria: João Alexandre Borba, psicólogo e co-CEO do Instituto Internacional Japonês de Coaching