De que forma é feita a dissolução da couraça na terapia reichiana?

Na terapia reichiana, a dissolução da couraça envolve o trabalho verbal e técnicas corporais como respiração, postura e alongamento.

- FOTO: iStock/Getty Images

Para a terapia reichiana, o conceito de couraça tem dois componentes básicos: o físico e o psíquico. É uma espécie de “armadura” para a defesa emocional e física, que deixa de reagir à realidade como esta se apresenta. Em outras palavras, a realidade interna está dissociada da externa.

Mulher fazendo meditação como técnica de dissolução da couraça

FOTO: iStock/Getty Images

 

“Para alterar esse estado disfuncional de lidar com o mundo, realizamos o trabalho de ‘desencouraçamento’. Esse processo é mobilizado em parte pelo trabalho verbal, mas sua eficácia é muito maior quando são empregadas também técnicas corporais”, elucida André Carvalho, membro integrante do Núcleo de Psicoterapia Reichiana.

Movimentos oculares e foto-estimulação (lanterna), técnicas envolvendo a respiração, métodos de manipulação (massagem reichiana), trabalhos de expressão sonora, técnicas posturais e de equilíbrio, alongamento, entre outras, são alguns exemplos.

Massagem reichiana

FOTO: iStock/Getty Images

 

Muito cuidado com a couraça

Carvalho explica que o “desencouraçamento” deve ser cauteloso, pois se trata de um desmonte das defesas que permite o afloramento de mágoas, ressentimentos, impulsos “negativos” e expectativas infantis. Assim, o paciente terá condições de se permitir uma vida baseada no presente – a que Wilhelm Reich se refere como uma “estrutura orientada para a realidade”.

Um elemento indispensável, para terapeutas reichianos, é um colchão ou qualquer móvel no qual o paciente possa deitar-se horizontalmente de forma completa. “Isso porque boa parte das técnicas corporais reichianas são realizadas com o paciente deitado”, elucida André Carvalho.

 

SAIBA MAIS

Terapia reichiana: descubra como surgiu essa corrente da psicanálise

Massagem nos pés pode trazer benefícios para sua saúde

Texto: Érica Aguiar

Consultoria: André Carvalho, doutor em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz (RJ) e membro integrante do Núcleo de Psicoterapia Reichiana (www.nucleopsic.org.br).

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência