Connect with us

O que você está procurando?

Nem sempre um comportamento estranho trata-se de uma possessão demoníaca
- Foto: Shutterstock Images

Como diferenciar a ação demoníaca de uma doença

Nem sempre um comportamento estranho trata-se de uma possessão demoníaca

Para cada doença existem comportamentos e atitudes específicas, às vezes, diferentes ou bem semelhantes uns dos outros, de acordo com a psicóloga e hipnoterapeuta Nara Matos. Por isso, ao analisar um caso com sintomas semelhantes ao que é popularmente conhecido como possessão demoníaca (tremedeiras, enrolar a língua, entre outros), é preciso ter cautela. “Essa separação é muito tênue, pois um é crença, espiritualidade, e outro é sintoma estrutural que pode ser até uma causa neuronal ou psicológica apenas”, afirma Matos.

demoníaca

Foto: Shutterstock Images

Parece, mas não é

As convulsões são sintomas popularmente confundidos com frequência como casos de possessão demoníaca. A neuropsicóloga Renata Alves Paes explica que o distúrbio acontece por conta de descargas excessivas dos neurônios cerebrais. “Já a epilepsia, um grupo de distúrbios caracterizados por convulsões recorrentes, é uma causa comum de perda episódica da consciência”, elucida.

Geralmente, os pacientes apresentam momentos de rigidez tônica, seguidas de um relaxamento das extremidades. De acordo com a neuropsicóloga, “após o surto, ocorre um período de confusão, desorientação ou agitação que dura alguns minutos”. As crises podem resultar de disfunções do sistema nervoso central.

Causas

Ainda segundo a especialista, as causas são as mais variadas, como febres altas na infância, epilepsia, trauma craniano, acidente vascular cerebral, lesões tumorais, meningite, distúrbios como hipoglicemia e até a superdosagem ou abstinência de drogas. Muitas pessoas também são sensíveis à iluminação, como luzes utilizadas em boates.

Há ainda os indivíduos que apresentam transtornos psiquiátricos e de personalidade, que, durante crises, podem realizar movimentos anormais e perdem a consciência, além de possivelmente gritarem e utilizarem expressões obscenas.

 

LEIA MAIS

 

Consultoria: Nara Matos, psicóloga clínica e hipnoterapeuta; Renata Alves Paes, psicóloga cognitivo-comportamental com mestrado e doutorado em neurociências.

Texto: Érica Aguiar – Edição: Natália Negretti

Advertisement

Entretenimento

Descubra o que a psicologia tem a dizer sobre pessoas supostamente tomadas pelo mal

Entretenimento

Segundo um dos mais importantes livros do Espiritismo, o ponto comum entre a alma dos seres humanos e a dos animais é a inteligência

Entretenimento

No Espiritismo, acredita-se que é possível evocar o espírito de pessoas que já morreram. Será possível fazer a evocação de espíritos de animais também?

Entretenimento

Em 4 de outubro de 1970, o mundo recebeu a notícia sobre a morte da cantora do rock Janis Joplin. Confira 5 apresentações ao vivo para relembrar sua voz!

Entretenimento

Há 46 anos, o mundo dizia adeus à cantora Janis Joplin. Confira a importância da artista para o mundo da música e para a história feminina do rock.

Entretenimento

A coach Mara Pessanha explica três passos fundamentais para quem deseja realizar a própria mudança emocional. Descubra quais são eles!

Entretenimento

Encostos e sessões de descarrego fazem parte do exorcismo da Igreja Católica

Entretenimento

Chiquinha Gonzaga, mais do que pelo talento, se tornou referência também ao alcançar destaque em um ambiente dominado exclusivamente por homens no seu tempo