Connect with us

O que você está procurando?

Nem sempre estar desacompanhado significa estar sozinho, às vezes, querer ficar sozinho faz bem. E, é nessa diferença que está a solidão x a solitude!
- FOTO: iStock/Getty Images

Você conhece a diferença entre solidão e solitude?

Nem sempre estar desacompanhado significa estar sozinho, às vezes, querer ficar sozinho faz bem. E, é nessa diferença que está a solidão x a solitude!

Nem sempre estar desacompanhado significa estar só. Às vezes, querer ficar sozinho faz bem, principalmente ao perceber que antes de estar com alguém, precisamos estar juntos de nós mesmos, pois quando não se é capaz de inventar uma vida interessante consigo mesmo, dificilmente viverá um momento bom com outra pessoa.

lea-glee-solitude

FOTO: Reprodução

 

 

SOLIDÃO X SOLITUDE

Etimologicamente não há diferença entre os dois termos. Entretanto, a concepção que se tem desenvolvido contemporaneamente sobre uma e outra – e o uso que dessas palavras se faz guarda diferenças significativas.

Em geral, tem-se atribuído à solidão uma concepção negativa e, inversamente, à solitude uma concepção positiva. Para entender mais sobre os sentidos dados por essas palavras, consultamos especialistas que explicam as diferenças.

manequim-boneco-solitude

FOTO: iStock/Getty Images

 

De acordo com a psicóloga Márcia Mathias, a solidão significa estar afastado das pessoas, não querer ou não poder se relacionar; já solitude é a possibilidade de viver sua individualidade sem ter que entrar em conflito com parceiros. É poder curtir estar só, mas ter a possibilidade de estar junto quando quiser.

homem-cachorro-solitude

FOTO: Reprodução

 

Compartilhando desse mesmo pensamento, Roberto Debski pontua que a solidão é a vivência negativa de estar só. O solitário não tem escolha, ele sente que precisa ficar sozinho, não consegue por muito tempo estar com outros, e isto se deve a alguma dificuldade em relacionar-se com os outros.

homem-solitude-solidão

FOTO:Shutterstock Images

 

A solitude por outro lado é uma virtude, que ocorre quando a pessoa aprecia estar consigo mesma, gosta de si e de sua própria companhia, sem abrir mão de estar com outros e do prazer de compartilhar experiências e sentimentos nos momentos em que isto ocorrer e for uma escolha consciente. É a pessoa que está emocionalmente preparada para qualquer tipo de relacionamento, por estar completa em si mesma, tem conteúdo afetivo e pode doar aos outros.

 

meryl-mulher-dançando-feliz

FOTO: Reprodução

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Nathália Piccoli

Advertisement

Entretenimento

A mudança não se realiza de um dia para o outro, vai além, aos poucos, com o tempo e com muita força de vontade, mas sempre traz desenvolvimento.

Entretenimento

Entenda a importância de conviver bem e relacionar-se com outras pessoas, enfrentando conflitos de forma saudável. Saiba mais!

Entretenimento

Ao resolvermos conflitos, devemos ter paciência, tolerância, saber ouvir e expressar nossos argumentos e entender que ninguém é perfeito

Entretenimento

Apesar do perigo que os elogios feitos equivocados podem provocar, existem formas de aproveitá-los para a evolução de nossas habilidades e maturidade

Entretenimento

A falta de compreensão em relação às opiniões alheias é recorrente dentro das redes sociais, contudo, não se restringe às páginas da web.

Entretenimento

Se alguém lhe perguntar “você é feliz sozinho?”, qual será a sua resposta? Será que nós somos dependentes da companhia de um outro alguém?

Entretenimento

Na medida certa, a paciência pode beneficiar a autoestima e servir de motivação para o desenvolvimento pessoal. Mas, existe algum segredo para essa prática?

Entretenimento

Além de identificar aquilo que te prejudica ou te deixa infeliz, é necessário também assumir a decisão de mudar e dar o primeiro passo para o recomeço