Além de um microblog em que as pessoas podem escrever um pouco sobre tudo, as redes tornaram-se um meio eficiente pelo qual muitas companhias investigam o comportamento de seus funcionários e futuros colaboradores.
Perfil nas redes
Por meio delas, empresas conseguem ver se uma pessoa é encrenqueira, pessimista demais ou séria, por exemplo. Segundo Janaína Depiné, consultora de etiqueta, todo o conteúdo que publicamos nas redes pode influenciar em nosso futuro dentro do mercado de trabalho. “Na hora de investir na carreira profissional, tudo o que foi postado se volta contra nós. Facebook, Instagram e Twitter podem ajudar ou prejudicar uma contratação ou ascensão profissional“, explica.
Cartão de visitas
Publicar frequentemente fotos com a língua de fora, ingerindo bebidas alcóolicas ou selfies, pode ser considerado falta de profissionalismo. “Pense nas redes como uma vitrine. Você pode mostrar um pouco do seu caráter e conduta”, complementa a consultora de etiqueta.
LEIA TAMBÉM
- Nosso corpo é uma fonte de informações sobre nós mesmos. Confira!
- Primeira impressão: é possível tentar refazer uma boa imagem?
Texto: Da redação Consultoria: Janaína Depiné, consultora de etiqueta