Connect with us

O que você está procurando?

A fase da adolescência é repleta de mudanças pelo corpo e pela mente. Quando o assunto é sexualidade, não é diferente!
- Foto: iStock.com/Getty Images

Cérebro adolescente: como surge o desejo sexual

A fase da adolescência é repleta de mudanças pelo corpo e pela mente. Quando o assunto é sexualidade, não é diferente!

A adolescência é a fase em que as percepções e intensidades da atração sexual começam a ser definidas. E isso, por mais fantasioso que seja a questão do amor adolescente, tem a ver com as mudanças pelas quais o corpo do jovem está passando – a famosa puberdade.

Paixão adolescente

Uma das principais alterações que ocorre no cérebro, (e leva os adolescentes quase à loucura com os hormônios à flor da pele), é a ativação do sistema límbico, ou de recompensa. Esse mecanismo nada mais é do que uma região cerebral com estruturas responsáveis por proporcionar a sensação de prazer, nesse caso, por um novo meio – o sexo. Por isso, o jovem tem cada vez mais vontade de ativar esse sistema para sentir o bem-estar, levando-o a novas descobertas e a procurar o parceiro.

adolescente

Foto: iStock.com/Getty Images

Cérebro a todo vapor

Porém, em meio a todas essas mudanças, o cérebro busca um equilíbrio pela área do córtex pré-frontal. “É uma estrutura que atua como autorregulador do processo emocional e de recompensa, e regulando todas as reações provocadas pelo sistema emocional”, indica a professora de neurociência Marta Relvas. Sim, o adolescente tem uma maior facilidade de se apaixonar. Isso ocorre devido à tendência de, nessa fase, o organismo produzir fatores neurotróficos, ou seja, substâncias que possuem a função de promover uma conexão neural mais intensa. E, em consequência desse aumento nessas ligações, a produção de dopamina, o neurotransmissor da recompensa, também se intensifica. Por isso, Marta ainda aconselha orientar os familiares a “moldar essas reações neuroquímicas e fortalecer as conexões neurais do córtex pré-frontal de maneira que o jovem crie valores éticos, morais e consiga promover a percepção acertada das disposições e intenções de outros indivíduos pela cognição social ou “filtro” dos impulsos irracionais”.

 

LEIA TAMBÉM

 

Consultoria: Marta Relvas, professora de neurociência

Texto: Giovane Rocha/colaborador – Edição: Natália Negretti

Advertisement

Estilo de vida

A adolescência é um período em que a ansiedade está à flor da pele. Veja o motivo de os jovens "congelarem" em algumas situações de nervosismo

Estilo de vida

Como uma pessoa consegue ser tão fria, calculista e não apresentar remorso por seus atos? Descubra como funciona um cérebro psicopata

Estilo de vida

Será que os animais têm emoções? Uns acreditam que sim, outros, mais céticos, juram que não. Mas, e a ciência? O que ela diz sobre isso? Descubra!

Entretenimento

Há exatos 23 anos, Pablo Escobar, um dos mais poderosos e conhecidos traficantes do mundo, era morto em Medellín, capital da Colômbia

Estilo de vida

Você sabe qual é o trabalho do adestrador? Como funciona o adestramento? Não? Descubra a resposta para essas perguntas aqui!

Receitas

Que tal preparar um delicioso creme de ervilha no pão para aquecer os dias gelados? A receita é superfácil de fazer, confira!

Receitas

Que tal aprender a fazer um delicioso creme de chocolate e avelã tipo Nutella®? Fica igualzinho ao do mercado e você economiza!

Receitas

Para arrasar na sobremesa, faça este delicioso Brigadeiro com cereja de cabinho! Todos vão adorar e com certeza irão pedir bis!