Connect with us

O que você está procurando?

Você costuma mentir com muita frequência? Se sim, saiba que, segundo estudo científico, seu cérebro pode se acostumar com as mentiras
- FOTO: iStock.com/Getty Images

O cérebro pode acostumar a contar mentiras, indica pesquisa

Você costuma mentir com muita frequência? Se sim, saiba que, segundo estudo científico, seu cérebro pode se acostumar com as mentiras

Publicado no periódico científico Nature Neuroscience, o estudo feito por pesquisadores da Universidade College London, na Inglaterra, descobriu que o cérebro humano sente culpa quando conta mentiras, mas é capaz de se acostumar com a prática se for realizada várias vezes.

A conclusão foi feita a partir de um experimento com 80 voluntários, que eram encorajados a contar mentiras enquanto tinham sua atividade cerebral monitorada.

mulher loira mentiras nariz grande

FOTO: iStock.com/Getty Images

O ato de contar dados distorcidos provocava uma forte reação na amígdala cerebelosa, região do cérebro associada às emoções. Conforme o tempo passava e mais mentiras eram contadas, a resposta da amígdala diminuía. Os estudiosos acreditam que o cérebro se acostuma com as emoções negativas, assim como uma pessoa não se choca mais se é exposta a imagens violentas.

O estudo das mentiras

Cada pessoa recebeu um jarro com diferentes quantidades de moedas e deveria enviar uma estimativa do valor no recipiente a um parceiro em outra sala, que precisava dar um palpite baseado na estimativa que recebia.

No primeiro cenário, os participantes receberam a orientação de que, quanto mais correta fosse a estimativa, melhor seria para o colega na outra sala, e ambos seriam beneficiados da mesma maneira. Conforme as regras mudavam  e a primeira pessoa recebia mais benefícios se mentisse a outra  o número de informações distorcidas era maior.

LEIA TAMBÉM

Texto: Thiago Koguchi – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

No estágio do sono em que são formados os sonhos, o cérebro humano passa por diversas atividades. Entenda como funciona todo esse processo!

Estilo de vida

Quando sabemos que as memórias influenciam a felicidade, podemos focar em ressignificar as lembranças ruins e criar lembranças mais satisfatórias.

Estilo de vida

Uma recente pesquisa divulgada no início de janeiro de 2017 revelou que cachorros ficam mais atentos às pessoas que falam com eles como falam com bebês

Estilo de vida

Após anos e anos de pesquisa, trechos da Bíblia permanecem obscuros. Conheça o mistério escondido por trás da longevidade dos personagens bíblicos

Estilo de vida

O autor David Bach é um renomado autor americano de educação financeira que já lançou best sellers sobre o assunto. Ele ensina como sempre ter dinheiro

Estilo de vida

De acordo com o livro A Arte da Guerra, do chinês Sun Tzu, quais são os motivos de sucesso e de fracasso das estratégias de uma empresa!

Estilo de vida

Todos desejamos ser felizes, independente da situação. Porém, o significado de felicidade pode variar de pessoa para pessoa.

Estilo de vida

Quanto maior o impacto emocional das informações no seu dia a dia, maior a chance de elas acabarem se transformando em memórias de longo prazo.