Connect with us

O que você está procurando?

Os casos especiais do emprego da crase envolvem expressões como à beira de ou contextos como nomes de lugares. Entenda todas as regras!
- Anote as dicas para naõ errar mais quando o assunto é crase! (FOTO: Reprodução/Pixabay)

Entenda os casos especiais e facultativos do uso da crase

Os casos especiais do emprego da crase envolvem expressões como à beira de ou contextos como nomes de lugares. Entenda todas as regras!

Além das regras em que ocorrem a crase (saiba mais clicando aqui), ainda existem os casos especiais no qual seu emprego é facultativo ou até mesmo depende do contexto. Mas, calma! Não se desespere, separamos todos eles para você!

lápis escrevendo bob esponja casos especiais crase

FOTO: Reprodução

1- Em expressões formadas por palavras femininas: as locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas iniciadas por “a” e formadas por palavras femininas recebem crase.

•Exemplos: à beira de, à meia-noite, à noite, à tarde, às vezes, à moda de, etc.

•Dica: nesses casos nem sempre vamos conseguir tirar dúvidas quanto ao uso da crase substituindo os termos femininos por masculinos, pois nem sempre a crase vai indicar a fusão de dois “a”.

•Exemplo: Comprei à vista a blusa com a qual fui ao casamento. (Comprei a prazo a blusa com a qual fui ao casamento). Note que, mesmo com a substituição de um termo masculino equivalente não obtivemos a combinação “ao”. Por isso, não podemos utilizar esse método em caso de dúvida.

2- O uso da crase é opcional: diante de nomes de pessoas do sexo feminino, diante de pronomes possessivos femininos ou depois de “até”.

•Exemplos: Ele se referiu a Ludmila. / Ele se referiu à Ludmila. Odeio a minha vizinha. / Odeio à minha vizinha. Fui até a sala. / Fui até à sala.

caneta bloquinho escrever casos especiais crase

Anote as dicas para não errar mais quando o assunto é crase! (FOTO: Reprodução/Pixabay)

3- Diante dos nomes de lugar  temos casos especiais também:

Só ocorrerá crase se o nome admitir a anteposição de artigo. Para sabermos se há ou não essa possibilidade podemos substituir o verbo pelo verbo “vir”, se obtivermos a contração “da”, admite-se a crase, se obtivermos a preposição “de” não há necessidade de crase. Para ficar mais fácil de lembrar basta usar a regrinha: Vou a, volto da, crase há. Vou a, volto de, crase pra quê? 

•Exemplos: Viajei à Espanha no ano passado. (Viemos da Espanha). Viajaremos a Arraial do Cabo nesse carnaval. (Viemos de Arraial do Cabo). Vou à belíssima Paris (Venho da belíssima Paris).

•Dica: no último exemplo, o uso da crase é admitido porque o nome do lugar “Paris” está sendo determinado pelo adjetivo “belíssima”. Logo, o uso da contração “da” se faz obrigatório para que haja concordância na frase. Nesses casos, utiliza-se crase.

4- As palavras casa e terra também configuram casos especiais: se a palavra casa estiver no sentido de lar ou moradia não será admitida a crase.

•Exemplo: Voltei cedo a casa.
O mesmo ocorrerá diante da palavra terra com o sentido de chão firme.

•Exemplo: Os marinheiros chegaram a terra.

•Dica: se as palavras “casa” e “terra” estiverem especificadas, ou seja, forem determinadas por alguma outra palavra, ocorrerá crase diante delas.

•Exemplos: Voltei cedo à casa de minha mãe. Os marinheiros chegaram à terra natal.
O mesmo ocorre com o termo “à distância de”, só ocorrerá crase se a expressão estiver determinada.

•Exemplos: Estava a uma distância de vinte quilômetros. Estava à distância de vinte quilômetros.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação / Edição: Érika Alfaro

Advertisement

Entretenimento

Mortes suspeitas, fantasmas nas gravações, surtos de atores, fenômenos sobrenaturais, enfim, não faltam motivos que alimentam o suspense nesse universo.

Entretenimento

Duas crianças sentadas em um trenó podem se tornar o crânio de uma pessoa morta! Confira outras imagens que parecem uma coisa, depois mudam!

Entretenimento

Conjunções são as palavras invariáveis que ligam duas orações ou dois termos com mesma função sintática dentro de uma oração

Entretenimento

Preposições são as palavras invariáveis que ligam dois termos dentro de uma oração, subordinando um ao outro. Entenda suas classificações!

Entretenimento

Confira as dicas das melhores lojas e outlets que você não pode deixar de visitar quando fizer a sua viagem para Nova York

Entretenimento

Os advérbios são palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou outro advérbio, exprimindo circunstância de tempo, modo, lugar, intensidade, entre outras

Entretenimento

Assim como a maioria dos outros doze, o destino do apóstolo Filipe após a morte e ressurreição de Jesus Cristo permanece um mistério

Entretenimento

O arcanjo Gabriel é conhecido por ter anunciado a vinda do Messias à Virgem Maria