Connect with us

O que você está procurando?

Você chega em casa e está aquela bagunça. A bronca já está vindo! Mas quem resiste àquela cara fofa de culpado? Descubra o que há por traz dessa carinha!
- FOTO: Shutterstock Images

Cara de culpado: qual a verdade por trás dessa carinha dos cachorros?

Você chega em casa e está aquela bagunça. A bronca já está vindo! Mas quem resiste àquela cara fofa de culpado? Descubra o que há por traz dessa carinha!

Depois de um dia cansativo de trabalho, o humano chega em casa, mal abre a porta e se depara com uma tremenda bagunça: jornal rasgado espalhado pela sala, almofadas quase sem espuma, vaso virado com a terra esparramada… e logo ali, mais à frente, o cachorro com aquela carinha de culpa bastante conhecida, já com o rabinho entre as pernas, esperando a bronca do dono.

E a bronca vem mesmo. Há quem grite com o cão, coloque-o de castigo, não dê biscoitos durante uma semana. Aí vem a má notícia, que pode deixar o dono meio arrependido das vezes que repreendeu o bichinho: o cão não entende o motivo da bronca!

 

bagunça-cachorro

FOTO: Reprodução

 

Isso porque a bagunça já foi feita a horas e, segundo a veterinária e professora Alessandra Melchert, o castigo só é válido se for dado na hora exata que a ação errada está sendo feita.

 

O cão tem consciência de que fez algo errado, porém, ele só tem essa compreensão quando aquilo é imediatamente repreendido. Ou seja, quando chegamos em casa e vemos uma bagunça feita provavelmente pelo nosso cão, e já olhamos para eles, veremos uma cara de culpa, mas que pode estar relacionada à expressão de raiva do proprietário”, explica.

 

O olhar culpado pode ainda estar relacionado à associação que o cão fez entre bagunça e chegada do dono, que resultará em um castigo. Mas o cão não associa, necessariamente, que foi a bagunça que ele fez que vai provocar o castigo. Assim, não se pode afirmar que os cães sentem culpa, e sim que eles sentem medo ou receio de um comportamento do proprietário”, complementa Alessandra.

 

cachorro-bronca-culpado

FOTO: Reprodução

 

A pesquisadora Alexandra Horowitz, da Barnard College, nos Estados Unidos, tentou desvendar essa cara de culpa dos cães criando condições em que o proprietário estava mal informado sobre se o seu cachorro realmente havia cometido uma infração.

Horowitz mostrou que a tendência humana em atribuir culpa ao olhar de um cão não se deve ao fato de ele ser realmente culpado. Em vez disso, as pessoas veem esse sentimento quando simplesmente acreditam que o cão fez algo que não deveria ter feito, mesmo se ele for inocente.

Durante o estudo, os proprietários de 14 cães foram convidados a deixar a sala após ordenarem aos animais para não comerem um determinado alimento. Enquanto o dono estava ausente, Horowitz deu a alguns dos cães este alimento proibido antes de pedir aos proprietários que voltassem para a sala.Em certos casos, eles foram informados que o animal havia comido o alimento, em outros, receberam a informação de que o cão havia se comportado de forma adequada. Porém, isso nem sempre correspondia à verdadeira situação. Ou seja, o “olhar de culpa” dos cães pouco tem a ver com o fato de serem realmente culpados.

 

gato-culpa-comida

FOTO: Reprodução

 

Na verdade, os que foram obedientes e não comeram, mas haviam sido repreendidos pelos seus donos, pareciam mais culpados do que aqueles que tinham, de fato, comido o petisco.Mais uma prova de que essa expressão entendida pelos humanos como culpa funciona como uma resposta ao comportamento do proprietário, e não necessariamente um indicativo de qualquer julgamento dos próprios erros caninos.

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Redação Alto Astral  Edição: Nathália Piccoli

Advertisement

Estilo de vida

O cãozinho que não tem raça definida pode se tornar a melhor definição de amizade. Conheça a história e as características desse animalzinho

Entretenimento

Os maiores animais terrestres do planeta, os elefantes, estão sob risco de extinção! São três as espécies. Saiba o motivo!

Estilo de vida

Confira cinco alimentos poderosos no combate à retenção de líquidos, que causa o inchaço. Alimente-se bem e consiga a barriguinha chapada dos sonhos!

Estilo de vida

Além a boa memória, a inteligência do elefante é um fator notável do animal. Acredite, você também iria querer ter uma. Por quê? Entenda!

Estilo de vida

Conheça a história e as características da raça Shih-Tzu. Com sua alegria e predisposição para muita bagunça, ele encanta toda a família

Receitas

Quer fazer uma receita fácil para receber os amigos em casa? Aprenda a fazer uma deliciosa receita de peixe à dorê com molho tártaro! Confira a receita!

Receitas

Já pensou em fazer um peixe rolê? Não?! Nós te ensinamos! Além de prático ele é muito saboroso e fica pronto rapidinho! Confira a receita!

Famosos

Considerado um dos escritores brasileiros mais importantes, Ferreira Gullar faleceu no domingo (4.12). Relembre algumas de suas frases e poemas marcantes!