Nesta terça-feira, 16, as Campanhas Eleitorais Municipais serão iniciadas em todo o Brasil. A partir de hoje, os candidatos a prefeito e vereador apresentarão suas propostas a fim de conseguir o maior número de votos no dia 2 de outubro e tomar a frente da administração de suas cidade a partir de 2017. Entretanto, algumas regras foram alteradas e já entraram em vigor. Leia a matéria e saiba tudo sobre!
Financiamento Eleitoral
O financiamento das campanhas, que antes podia ser realizado por empresas, agora pode ser feito apenas por meio de doações de pessoas físicas ou por recursos do Fundo Partidário (uma espécie de poupança destinada especificamente para a realização de campanhas).
Tempo de campanha
Os 90 dias atribuídos para a divulgação das propostas nas ruas foram reduzidos para 45. Sendo assim, como a data inicial é o dia de hoje, 16 de agosto, o prazo se encerra em 29 de setembro. Para emissoras de rádio e televisão o plano é diferente: no primeiro turno, serão 35 dias de propaganda eleitoral nos meios de comunicação citados acima, iniciados na próxima sexta-feira (26 de agosto).
Duração das propagandas
Dois blocos de 10 minutos cada será o tempo cedido para a programação nas rádios e televisões com conteúdo eleitoral. Além deste, alguns partidos terão uma hora e 10 minutos para a divulgação de suas propostas em meio aos comerciais, sendo 60% do tempo voltado para a imagem do candidato à prefeito e, os 40% restantes, distribuídos entre os vereadores. Cada pretendente poderá usar 60 ou 30 segundos para se inserir na propaganda.
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