Análise combinatória: veja a definição e o princípio da multiplicação!

A análise combinatória é um estudo realizado na matemática e na lógica, com a finalidade de analisar as possibilidades e as combinações.

- análise combinatória fatorial

A análise combinatória é um estudo realizado na matemática e na lógica, com a finalidade de analisar as possibilidades e as combinações. Ou seja, podemos caracterizá-la como sendo um conjunto de possibilidades constituído por elementos finitos.

Exemplo: Isabela precisa comprar uma blusa e a loja em que está possui 3 modelos de blusas diferentes nas cores: azul, vermelho, verde e rosa. Quantas opções de escolha Isabela possui? M = 3 (modelos diferentes de blusas), N = 4 (cores que as blusas possuem)

M x N = 3 x 4 = 12

Resposta: Isabela possui 12 possibilidades de escolha.

Agora, vamos às propriedades:

Princípio multiplicativo

O princípio multiplicativo é a ferramenta básica para resolver problemas de contagem sem necessidade de enumerar os elementos. Se um evento é dividido em duas etapas, em que para realizar a primeira etapa existem m possibilidades e para cada uma delas a segunda etapa pode ocorrer de n modos distintos, então esse evento pode ocorrer de m x n maneiras distintas.

Fatorial

Dado um número natural n ≥ 2, chamamos de fatorial de n, ao número indicado por n!, tal que:

análise combinatória fatorial

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência