Connect with us

O que você está procurando?

Com um biólogo e sociólogo norte-americano acelerou a revolução sexual no século 20
- Foto: Reprodução

Alfred Kinsey: o propulsor da revolução sexual feminina

Com um biólogo e sociólogo norte-americano acelerou a revolução sexual no século 20

Em 1938, quando iniciou seus estudos, o biólogo e sociólogo norte-americano Alfred Kinsey afirmou que as mulheres norte-americanas não conheciam o orgasmo e se sentiam insatisfeitas na intimidade. Suas pesquisas resultaram no “Relatório Kinsey”. Por sua iniciativa, Alfred é considerado um dos propulsores da liberação feminina e da própria revolução sexual, que ganharam projeção nos anos 1950 e 1960.

alfred

Foto: Reprodução

Comportamento sexual

O trabalho do biólogo e sociólogo americano consistiu em pesquisar hábitos, tendências e práticas sexuais. “Os estudos criaram a possibilidade de discutir o funcionamento (sexual), porém, ao mesmo tempo, esses resultados possibilitaram normatizar esse funcionamento. Isso influenciou a forma como interpretamos as atividades sexuais”, diz o psicólogo e psicoterapeuta sexual Ítor Finotelli Júnior. Para Ítor, é um equívoco considerar o “Relatório Kinsey” certo ou errado. “Sabe-se hoje que a influência sociocultural é um fator importante na forma como nos comportamos sexualmente. Desta forma, é impossível pensar em sexualidade como algo normatizado. Estamos tratando de um comportamento complexo de um organismo pensante em contato social na vivência de prazer”, diz ele.

Alvo de investigação

O fato é que Kinsey abalou a sociedade americana quando publicou seus estudos. Além de o tema sexo ser considerado um tabu para os mais conservadores, os procedimentos científicos utilizados pelo pesquisador foram alvo de investigação. O congressista Steve Stockman chegou a abrir inquérito para determinar se ele havia convocado crianças para seus experimentos sexuais. Steve tomou como base um livro, Kinsey, Sexo e Fraude: A Doutrinação de um Povo. Mas a investigação foi arquivada por falta de provas.

 

LEIA MAIS

 

Consultoria: Ítor Finotelli Júnior, psicoterapeuta sexual, pesquisador clínico de desenvolvimento de técnicas, procedimentos e instrumentos de medida para avaliação da sexualidade humana.

Texto: Fernanda Villas Bôas – Edição: Natália Negretti

Advertisement

Relacionamento

Os astros mostram o que você pode fazer para reconquistar cada signo e ganhar o coração do seu amor de novo

Relacionamento

É possível lidar com passado do namorado e viver uma nova história ao seu lado? Deixamos 3 dicas que podem ajudar seu relacionamento a seguir adiante.

Relacionamento

O pesquisador americano foi um dos primeiros a dar viés científico para práticas sexuais humanas

Relacionamento

Todo mundo já ficou estressado um dia! Suas fontes são diversas, mas o que não podemos é deixar esse mal prejudicar nossa saúde. Veja dicas para se acalmar:

Relacionamento

Os astros mostram o que você pode fazer para reconquistar o homem do signo de Escorpião e ganhar o coração do seu amor de novo

Relacionamento

Coceira, dor na hora da relação sexual, sensação de queimação... Os sintomas do ressecamento vaginal podem interferir na autoestima da mulher!

Relacionamento

A mulher possui hormônios que a protegem contra infarto, porém, a reposição hormonal não tem o mesmo efeito. Confira mais sobre o assunto!

Amor e Sexo

Sair com um cara tímido pode ser mais fácil do que parece, basta deixar o clima fluir; confira dicas para se sair bem