Connect with us

O que você está procurando?

Os problemas surgidos na linguagem podem ter diversas origens. Quando neurológica, as afasias podem surgir como consequências de algum dano cerebral.
- Foto: Shutterstock

As afasias são perdas na função de comunicação: entenda!

Os problemas surgidos na linguagem podem ter diversas origens. Quando neurológica, as afasias podem surgir como consequências de algum dano cerebral.

Os problemas surgidos na linguagem podem ter diversas origens. Quando neurológica, as afasias – enfraquecimentos ou perdas da função da comunicação escrita ou falada – podem surgir como consequências de algum dano cerebral, sendo relacionado ou não a deficiências intelectuais, como síndrome de Down ou síndrome de Angelman. Segundo Dionísia Aparecida Cusin Lamônica, professora de fonoaudiologia na Universidade de São Paulo (USP), “também são comuns os atrasos de linguagem, que podem estar associados a imaturidade somada ao contexto ambiental não eficiente na estimulação da criança.”

Outros fatores que podem interferir no processo comunicativo são aqueles de origem comportamental, como a timidez que, quando somada à ansiedade e a diversas situações rotineiras, pode se desenvolver a níveis comprometedores da relação interpessoal, ocasionando fobias sociais e ataques de pânico.

desenho de uma mulher olhando no espelho e com um balão de fala posicionado acima da cabeça

Foto: Shutterstock

Segundo o psicólogo Bayard Galvão, a mídia pode influenciar no desenvolvimento da timidez: “para adicionar à baixa autoestima, boa parte da mídia é feita por vendedores, seja de produtos, crenças ou variações, que comumente querem dizer: ‘quem não usar muito o meu produto será feio ou menor’, seja um carro novo, uma bolsa cara ou uma pele mais esticada”.

As afasias são, em geral, acarretadas por acidente vascular cerebral (AVC) – que deixa sequelas não somente na fala, visto que disfunções nela, geralmente, vêm acompanhadas por problemas adicionais – dentre eles estão a disfagia (dificuldade na deglutição) e a apraxia (incapacidade de realizar movimentos voluntários). Isso ocorre devido a uma desordem no funcionamento de veias ou artérias ocasionada por ausência de elementos essenciais ao bom desempenho cerebral, como a glicose e o oxigênio.

LEIA TAMBÉM

Texto: Rafael de Toledo Edição: Angelo Matilha Cherubini

Consultorias: Galvão Bayard, psicólogo clínico, hipnoterapeuta e presidente do Instituto Milton H. Erickson de São Paulo (SP); Dionísia Aparecida Cusin Lamônica, professora de fonoaudiologia na Universidade de São Paulo (USP)

Advertisement

Estilo de vida

O estresse é um vilão ou mocinho? Acredite, sentir-se estressado é uma reação natural do organismo humano. Mas cuidado para ele não dominar você!

Estilo de vida

A farinha sem glúten faz parte principalmente da vidas dos celíacos (pessoas que não tem pode consumir glúten). Confira algumas dúvidas acerca do assunto!

Estilo de vida

Você sabia que a maneira de cozinhar determinado ingrediente pode afetar seus nutrientes? Veja como preparar alimentos de uma forma saudável!

Estilo de vida

Exercícios físicos e diabetes: aposte nas atividades para ganhar mais saúde. Mas lembre-se: tenha orientação médica sempre!

Estilo de vida

É comum um certo preconceito quando não há exames laboratoriais que comprovem a existência de uma doença. Porém, as emoções podem influenciar sua saúde.

Estilo de vida

Anteriormente, pensávamos que a doença era iniciada na área do cérebro responsável pela memória, mas não é bem assim. Descubra a origem do Alzheimer!

Estilo de vida

As ervas são uma alternativa aos tratamentos convencionais. Além de prevenir, também podem amenizar sintomas e é claro eliminar toxinas do organismo.

Estilo de vida

Você sabe quais são os principais vilões relacionados com as varizes? Além do sedentarismo e genética, os anticoncepcionais também podem ser um fator.