Cuidados com animais em casa durante a quarentena

Cuidados que devem ser tomados com os animais durante a quarentena

Saiba como aliviar as tensões de seu pet nesse momento de pandemia

cuidados com animais em casa
Foto: Reprodução

Assim como a nossa rotina foi alterada significativamente por conta da pandemia do coronavírus, a dos pets também mudou muito. Sem passeios e atividades, os cuidados com os animais em casa precisam continuar e, até mesmo, aumentar durante esse período.

No entanto, é natural que, no meio de tantas incertezas, as atenções sejam voltadas para outras coisas ou que elas fiquem para depois. Por isso, para que você não se esqueça de algumas tarefas essenciais que um bichinho doméstico precisa, nós preparamos uma lista com algumas práticas indispensáveis dentro ou fora desse momento. Afinal, é preciso responsabilidade para assumir um pet.

Principais cuidados com os animais em casa

Carteira de vacinação

Manter a carteira de vacinação de seu pet em dia é imprescindível para a saúde dele mesmo e de todos os humanos que tem contato direto com ele. Além de evitar pulgas e carrapatos, esse medicamentos também ajudam a prevenir uma série de doenças e a aumentar a imunidade do animal.

Evite álcool em gel

Não há nenhuma dúvida de que, com os riscos da contaminação do coronavírus, os cuidados com a higiene precisam ser redobrados. No entanto, a limpeza da área, utensílios e dos próprios cães e gatos não deve ser feita com o álcool em gel. O produto pode causar alergias ou intoxicação do animal.

Limpe as patas após os passeios

Não é recomendável ir a locais com aglomerações neste momento, mas é possível realizar caminhadas semanais com os pets, por exemplo. Isto é, desde que se mantenha uma distância considerável de outras pessoas na rua. Caso opte pelos passeios, sempre, sem exceções, limpe as patas e outras áreas do corpo do animal que possivelmente tiveram contato com o chão e o asfalto. Para isso, utilize água e sabão e, depois, seque bem, sem deixar nada úmido.

Banhos

Como a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é deixar os banhos dos animais em petshops para depois da pandemia, muitas pessoas estão tendo que se virar para realizar o procedimento em casa. Procure um momento em que ele esteja mais tranquilo e proteja bem as orelhas dele para evitar que água caia dentro e cause inflamações.

Alimentação

Com os donos passando muito tempo em casa, é natural que os cães sintam vontade de pedir por comida quando veem alguém da residência comendo. Mesmo assim, é importante não dar nada que fuja da dieta do animal. Procure apenas deixá-lo com a ração e, de vez em quando, dar frutas como banana, melão e melancia.

Brinque com ele 

Um dos cuidados com os animais em casa mais simples, é o de brincar com ele durante algumas horas do dia. Além de ser um momento de descontração tanto para você, quanto para o cão, é também uma maneira de reunir a família para se divertir um pouco.

Atenção é tudo!

Principalmente aqueles pets que tinham uma rotina bastante intensa de exercícios e passeios, acabam ficando muito estressados quando precisam estar mais tempo dentro de casa. Por isso, para aliviar as tensões do momento, procure trazê-lo para perto de você sempre que conseguir. Faça carinho e mime além do “normal” nesse período.

Leia também: