Cuidados com a pele no Carnaval: veja dicas de dermatologistas para se proteger

Saiba como manter a cútis hidratada e sem marcas durante a folia

cuidados com a pele no Carnaval
Foto: Reprodução

A folia está chegando e, com ele, o feriado prolongado. Enquanto os fãs de uma boa festa se preparam para a programação de blocos de ruas, clubes e avenidas, os mais sossegados preferem aproveitar a praia ou a piscina com a família e amigos. Seja qual for sua escolha, com o tempo abafado e o Verão em seu auge, é importante manter os cuidados com a pele no Carnaval. Afinal, durante a empolgação, muitas vezes nos esquecemos de nos proteger da exposição excessiva ao Sol, o que pode ocasionar queimaduras e aumentar o risco de câncer de pele.

Confira dicas de cuidados com a pele no Carnaval:

Filtro solar

Principal aliado na prevenção dos problemas de pele e do fotoenvelhecimento, o filtro solar deve ser usado diariamente e sem moderações. Se você sofre com uma pele oleosa, invista nos filtros em gel ou livres de óleos. O recomendado é utilizar um produto com FPS a partir de 30 no rosto.

Passe o produto cerca de meia hora antes da exposição ao sol e reaplique a cada duas horas, evitando, sempre que possível, os horários de maior incidência solar: entre às 10h da manhã e às 16h da tarde. Não esqueça de áreas como as mãos, pés, orelhas, pescoço e colo

Atenção ao suor

Atenção ao suor: quem sua muito precisa usar bloqueador solar contendo dióxido de titânio e óxido de zinco, que formam uma barreira física extra, além da barreira química que já é fornecida pelo filtro normal. Sem isso, o suor leva com ele toda a proteção.

 

Chapéus e óculos

Para manter os cuidados com a pele no Carnaval, além do protetor, acessórios como bonés, óculos de sol e roupas especiais protegem ainda mais a pele e os cabelos da ação do sol, além de ajudar a filtrar os raios UV, muito prejudiciais a saúde.

 

 

Limpeza

Um cuidado com a pele no Carnaval essencial é, mesmo depois do cansaço da folia, fazer uma limpeza correta da pele antes de dormir. Utilize um bom demaquilante e um sabonete de limpeza profunda específico para o seu tipo de pele. Se a preguiça estiver muito forte, discipline-se a usar pelo menos um lencinho demaquilante para retirar o excesso de maquiagem.

Resultado de imagem para hidratação gif

Água termal

Ela pode ser uma ótima amiga durante ou após a exposição solar. Ela ajuda a repor água, sais minerais e oligoelementos do corpo. Pode ser usada gelada, para uma sensação refrescante. Ah, e pode ser usada também no cabelo!

Alimentação

Mesmo com todos os cuidados externos, é sempre bom lembrar da importância de uma alimentação saudável e balanceada, e da ingestão de dois ou mais litros de água por dia. Se os cuidados com a pele no Carnaval vierem de dentro pra fora, o resultado será só mais um reflexo!

Maquiagem e sprays

esse é o momento do ano em que vale tudo no quesito maquiagem. Porém, muito cuidado ao escolher os produtos que irá usar! Utilize apenas maquiagens de confiança e glitters que sejam feitos realmente para a pele, pois produtos errados podem causar alergias.

Filtro solar labial

Os lábios são uma área muito delicada e que precisa de cuidado, mas que muitas vezes é esquecida. O uso de um filtro solar labial previne manchas, além de proteger contra o ressecamento. Atenção também às bebidas com limão, que podem queimar e manchar a região.

Loções e calmantes pós-sol

Se mesmo depois de todas as dicas você esqueceu de se proteger durante a folia e sua pele sentiu os efeitos do sol, aposte em loções calmantes com aloe vera, alfa-bisabolol e hidratantes a base de óleo de semente de uva, amêndoas doces e macadâmia, para recuperar os estragos feitos pelo excesso de exposição solar.

Cabelos

Eles também merecem atenção, não é? Antes de se expor, use algum produto com proteção solar nas madeixas e, após a exposição, invista em hidratações para recuperar os fios. Se for entrar em piscinas ou no mar, não esqueça de tomar uma ducha depois para retirar o excesso de cloro ou sal e logo após, aplicar novamente o protetor.

Leia também: