Criador do Mickey Mouse, Walt Disney faria hoje 115 anos

Grande empresário da indústria de animações, o norte-americano Walt Disney nasceu em 5 de dezembro de 1901, na cidade de Chicago

Wal Disney, empresário, terno, chapéu
Walt Disney, criador e primeiro dublador do Mickey Mouse. FOTO: Reprodução/Wikimedia Commons

Grande empresário da indústria de animações, o norte-americano Walt Disney completaria hoje 115 anos de vida. Nascido em 5 de dezembro de 1901, na cidade de Chicago, ele é lembrado, até hoje, como ícone do entretenimento mundial por seus personagens marcantes e sua criatividade.

Wal Disney, empresário, terno, chapéu

Walt Disney, criador e primeiro dublador do Mickey Mouse. FOTO: Reprodução/Wikimedia Commons

Caminho de sucesso

Pato Donald, Pateta, Pluto e tantos outros nomes são figuras que marcaram gerações e ainda fazem parte da realidade de muitas crianças ao redor do mundo. Tais personagens, criados por Walt Disney, surgiram graças à grande receptividade do público à Mickey Mouse, a primeira e mais famosa criação de Disney, que se tornou também símbolo de sua empresa.

Após o sucesso de Steamboat Willie (1928), primeira animação com som e filme que lançou Mickey ao mundo, Walt Disney resolveu criar outros personagens, com os quais obteve semelhante êxito com os espectadores.

Buscando novos rumos

Juntamente com seu irmão, Walt Disney fundou a empresa Walt Disney Productions, que mais tarde se tornou Disney Co. Com o novo negócio, começou a investir em adaptações de contos de fadas para animação, como Branca de Neve e os Sete Anões (1937) – seu primeiro longa-metragem -, Pinóquio (1940) e Cinderela (1950), além de criações próprias, envolvendo seus personagens, como o icônico Fantasia (1940). Também investiu na produção de filmes de ação, em parques temáticos e programas de televisão, sempre inovando e mantendo uma supervisão rígida sobre as produções e negócios da empresa.

Mickey Mouse, mágico, chapéu de bruxo, magia, roupa vermelha

Mickey Mouse, personagem mais famoso de Walt Disney, em cena do filme Fantasia (1940). FOTO: Divulgação

Walt Disney faleceu em 15 de dezembro de 1966, na cidade de Los Angeles, California, aos 66 anos.

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: João Paulo Fernandes