Cozinha reduzida: é possível otimizar e embelezar o ambiente. Saiba como!

Confira projetos em 3D para você se inspirar com dicas para deixar a sua cozinha reduzida ampla, charmosa, bonita e funcional!

Foto: Divulgação

Atualmente, as casas e apartamentos estão ganhando dimensões cada vez menores. Isso acontece, na maioria das vezes, por conta da praticidade que um ambiente de área reduzida proporciona, seja para limpeza ou, até mesmo, economia. Inspire-se nos projetos a seguir e veja como é fácil deixar até uma cozinha reduzida chique, utilizando os recursos certos!

Foto: Divulgação

Cozinha reduzida moderna e barata

Decorar uma cozinha moderna, sustentável e ao mesmo tempo com materiais de preço acessível foi o objetivo das designers de interiores Ana Valpaços e Rosa Prado, do escritório AR Arquitetura & Interiores. “Procuramos usar ao máximo revestimentos brancos. Para contrapor, colocamos bancadas pretas, uma parte dos armários e mesa em acabamento amadeirado e, para aquecer e dar alegria, cadeiras vermelhas”, contam as especialistas.

Ambiente integrado

Foto: Divulgação

Para aproveitar melhor o espaço disponível, cozinha e lavanderia foram desenvolvidas em conjunto. As profissionais afirmam que a bancada entre os dois cômodos proporciona funcionalidade, uma vez que pode ajudar nos dias em que a moradora receber visitas. Além disso, a máquina de lavar louças foi transferida para a lavanderia, e foi posicionada ao lado da máquina de lavar roupas.

Função a mais

Foto: Divulgação

Como todo ambiente de medidas reduzidas, esta cozinha também precisou de algumas técnicas para ser prática. “A funcionalidade aparece em alta no espaço da mesa, que também será utilizada como escritório”, explica Eduardo Nuncio, designer da marca e um dos responsáveis pelo projeto.

Na medida

Este projeto da Morata também tem cores marcantes nos detalhes. O turquesa utilizado em algumas das portas do armário e também na parede contrastou com os tons sóbrios da bancada e deu um ar jovem ao local. Vale lembrar que a cor, moderna e vibrante, é tendência na decoração!

Texto: Monique Lima/Colaboradora | Consultoria: Ana Valpaços e Rosa Prado, designers de interiores do escritório AR Arquitetura & Interiores, do Rio de Janeiro (RJ) e Eduardo Nucio, designer da Morata Móveis Planejados, de Bento Gonçalves (RS)

LEIA TAMBÉM