Cozinha na medida: 4 dicas de como planejar o ambiente

A cozinha deve ser confortável e adaptada para cada família. Confira 4 dicas de como planejar esse ambiente a aproveitá-lo de maneira estratégica!

Por Laís Soares - 20/03/2017
Como planejar a cozinha e aumentar o ambiente

Foto: Shutterstock.com

A cozinha deve ser confortável e adaptada para cada família. Por isso, as medidas e distâncias entre móveis devem respeitar aspectos como a quantidade de membros na casa, a altura de cada um deles e o espaço disponível no ambiente.

Como planejar a cozinha e aumentar o ambiente

Foto: Shutterstock.com

Bancadas

Para evitar dores nas costas ou possíveis acidentes, o ideal é que tanto a pia quanto a bancada de preparação de alimentos tenham uma altura de 83 a 90cm abaixo do cotovelo dobrado a 90 graus.  Já as mesas para refeição devem ter 90cm de altura e as cadeiras devem ter por volta de 60cm. Uma boa opção para que tudo fique organizado é projetar bancadas auxiliares nas laterais da pia, geladeira e fogão.

 Armários

É necessário considerar que todo espaço extra criado nos armários será preenchido por vidros e embalagens plásticas vazias. Portanto, o indicado é que se faça uma lista dos eletrodomésticos que serão utilizados e onde serão colocados para ajudar na criação de armários mais apropriados. Os materiais para as portas podem ser madeira, vidro, aço ou laminado. Armários para micro-ondas ou forno de parede não devem ser muito altos nem muito baixos.

Para despertar aquela fominha!

Os tons quentes como o vermelho, laranja e amarelo são conhecidos por estimular o apetite. Portanto, são cores ideais para usar em itens de decoração sem medo e conseguir um ambiente cheio de estilo e personalidade.

Iluminação

A cozinha deve ser o lugar mais iluminado da casa para que as pessoas possam se movimentar sem problemas.  É aconselhável que a iluminação geral seja difusa, gerada por lâmpadas ou luminárias fluorescentes. Uma dica para embelezar o ambiente é utilizar spots nas bancadas e lâmpadas dicroicas dentro dos armários.


Texto: Lara Pires |Fonte: Livro Projetando espaços – Design de Interiores, Senac, de Miriam Gurgel

LEIA MAIS