Cozinha à brasileira: dicas de decoração charmosa pra sua casa!

Com uma mistura de retrô com moderno, os arquitetos conseguiram criar uma cozinha que é a cara do brasileiro - tem até horta vertical! Confira.

Cozinha à brasileira, com balcão e peças em destaque
Foto: Nicolas Oliveira

O projeto dos arquitetos Didacio e Flávia Duailibe foi destaque na Casa Cor Brasília e ficou em primeiro lugar no Prêmio Anual Design. “Historicamente, a cozinha tem um papel fundamental na família, pois é o centro de convergência e o ponto de encontro e a ideia foi resgatar esse ambiente”, conta Flávia.

Cozinha à brasileira, com balcão e peças em destaque

Foto: Nicolas Oliveira

Paleta inusitada

Os arquitetos contaram com uma linha de armários retrô que apresenta cores ousadas. O marrom e o azul da marcenaria contrastam com um fechamento interno em cobogós amarelos. Outro destaque são os pontos de vermelho, com as panelas e os potes para armazenar alimentos.

Horta vertical

Outro elemento que dá cor e complementa o projeto são as plantas: uma jabuticabeira de um lado dos cobogós amarelos, uma horta vertical do outro e, acima, samambaias. Tudo torna a mistura de verde e amarelo mais destacada. Flávia chama atenção também para o fato de todos os móveis serem de design brasileiro, compondo harmonicamente o ambiente.

Cozinha à brasileira, com balcão e horta vertical

Foto: Nicolas Oliveira

Revestimento cimentício

Utilizado nessa cozinha inteira, o revestimento das paredes tem relevo. É o chamado revestimento cimentício, que saiu do básico cimento queimado e agora apresenta formas em 3D.

Eletrodomésticos modernos

Os arquitetos Didacio e Flávia optaram por coifas, geladeira duplex e forno, tudo de inox, material moderno que entrou como alternativa para os eletrodomésticos da linha branca ou colorida.

Fica a dica

Na sala de jantar, os arquitetos optaram por uma estante que mistura nichos, onde foram colocadas as peças bonitas que devem ficar à mostra, e portas espelhadas fechadas, local onde fica o que é necessário, mas não tão bonito aos olhos. Na estante, ficam ainda caixas organizadoras que têm o mesmo propósito, esconder e organizar itens.

Cozinha à brasileira, com balcão e mesa e cadeiras

Fotos: Nicolas Oliveira

Peça versátil

Outro elemento interessante usado pelos arquitetos é o Garden Seat, que faz parte da decoração, mas pode servir de assento para convidados, quando houver bastante gente.

Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM