Couve poderosa: ela ajuda a combater o inchaço, seca gordura e auxilia no emagrecimento

Ao limpar as toxinas do organismo, a couve ajuda a secar gordura, combate aquela barriguinha inchada e, de quebra, auxilia no emagrecimento

Couve na tábua com mesa de madeira
Foto: iStock.com/Getty Imafes

Combinada com ingredientes ricos em fibras e substâncias antioxidantes, a couve ajuda a eliminar as toxinas do organismo, combatendo inchaços, fortalecendo o sistema imunológico e até melhorando a aparência da pele e dos cabelos. Não é à toa que o suco verde é a escolha no café da manhã de quem exagerou na alimentação do dia anterior. O organismo, sozinho, promove a desintoxicação naturalmente, mas o consumo excessivo de alimentos gordurosos, açúcares, conservantes, agrotóxicos e bebidas alcoólicas, além de noites mal dormidas e estresse, fazem substâncias prejudiciais se acumularem e o corpo precisar de uma ajuda extra no processo.

Substâncias poderosas da couve

Repleta de fibras, a couve colabora com o bom funcionamento do intestino, o que é indispensável para a desintoxicação. “As fibras são importantes na alimentação porque aceleram a passagem dos produtos residuais do organismo, absorvem substâncias perigosas e mantêm o tubo digestivo saudável”, explica a nutricionista Elaine Pádua. Outros elementos com função detox são os indóis e isotiocianatos presentes na couve. “Esses compostos apresentam como mecanismo de ação a prevenção de danos oxidativos do DNA pela ação antioxidante”, afirma a nutricionista Patrícia Cruz. Ou seja, eles protegem as células da ação dos radicais livres: essas substâncias são produzidas naturalmente durante a geração de energia no organismo, mas alguns fatores aceleram essa produção, como fumo, poluição e estresse. O resultado dessa proteção é um corpo mais saudável, inclusive na aparência exterior, já que os antioxidantes afastam o envelhecimento precoce.

Fim do inchaço

Má alimentação, uso de alguns tipos de medicamentos, altas temperaturas, excesso de sódio… São vários os fatores que fazem o corpo reter mais líquido e inchar. Além de diminuir o consumo de sódio, beber bastante água é fundamental. “A água ajuda a filtrar o sangue, eliminando com mais facilidade o sódio ingerido. O recomendado é cerca de 2 litros por dia, variando para cada organismo”, diz a nutricionista Camila Cavichioli dos Santos. O suco de couve contém ingredientes naturalmente ricos em água, além de oferecer diversos nutrientes. O acréscimo de outros líquidos, como água de coco, também ajuda nessa ingestão diária, combatendo os inchaços. Porém, é importante saber que nenhuma bebida substitui a água – assim, além do suco de couve, inclua bastante água pura no cardápio do dia a dia!

Texto: Marisa Sei/Colaboradora e Jaqueline Lopes | Consultoria: Camila Cavichioli dos Santos, Elaine Pádua e Patrícia Cruz, nutricionistas

LEIA MAIS