Cospe ou engole: o esperma faz mal para a saúde?

O que fazer após o sexo oral: cuspir ou engolir? Descubra se o esperma faz mal para a saúde feminina e quais cuidados devem ser tomados!

Mulher em dúvida sobre esperma
Por Érica Aguiar - 11/01/2017

FOTO: iStock/Getty Images

Uns dos grandes questionamentos de mulheres sobre o sexo oral é: “será que engolir o esperma faz mal para a saúde?”. Para solucionar essa dúvida e explicar a composição dessa substância, consultamos a coach de relacionamentos e especialista em sexualidade Cátia Damasceno.

Mulher em dúvida sobre esperma

FOTO: iStock/Getty Images

Em geral, a recomendação de profissionais da área da saúde sexual é que, em relações com parceiros desconhecidos, o sexo oral seja feito com camisinha para que não haja o contato com Doenças Sexualmente Transmissíveis (as DSTs). No mercado, já existem diversos modelos com sabores e texturas diferentes para pessoas que não gostam do sabor do preservativo tradicional.

Entretanto, casais que já possuem uma relação estabelecida costumam praticar o ato sem proteção alguma. Eis que surge a dúvida: após a ejaculação, deve-se engolir ou cuspir? Segundo Cátia Damasceno, “o esperma é uma secreção composta principalmente de açúcares (que não engordam) e proteínas, portanto, não faz mal algum para a nossa saúde“.

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Érica Aguiar Arte: Mary Ellen Machado

Consultoria: Cátia Damasceno, coach de relacionamento, especialista em sexualidade e proprietária do canal Mulher Bem Resolvida no YouTube.