Passo a passo completo de como cortar a franja em casa

Dicas para não errar na hora de mudar de visual

cortar a franja em casa
Foto: Pexels

Está pensando em cortar a franja em casa? O visual cheio de personalidade vem ganhando cada vez mais adeptas que transitam entre seus diferentes estilos e comprimentos. No entanto, quem já teve sabe que sua manutenção é um pouco mais complicada e deve ser tratada com bastante atenção para que continue impecável.

Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para realizar o corte em sua própria residência, sem precisar ficar indo toda hora aos salões de beleza. Além de, claro, ser uma excelente maneira de economizar também. Separe tesoura e pente e vamos partir para a ação!

As primeiras precauções

Os diferentes modelos

Antes de tudo, é necessário ressaltar que existem diferentes tipos de cortes do penteado que, consequentemente, se adequam em rostos distintos. Por isso, o resultado pode variar bastante, dependendo de qual você escolherá fazer. Para quem está pensando em cortar a franja em casa pela primeira vez sozinha, a dica é optar pelo tradicional e não se aventurar em modelos muito ousados.

E isso também vale para aquelas que já possuem o visual. O processo de aparar os fios precisa ser cuidadoso, já que qualquer falta de atenção pode acarretar em um corte completamente diferente daquele feito pelo seu cabeleireiro, anteriormente, no salão.

Tesoura 

Já sabe qual será o modelo de franja? Agora é preciso entender que não se deve cortar o cabelo com qualquer tesoura, não, viu?! Utilizar o tipo certo é essencial para não acabar obtendo um resultado inesperado ou, até mesmo, causar danos nos fios. A tesoura fio laser é a opção mais indicada, já que possui uma microsserrilha em suas lâminas. Tal característica ajuda para que o corte seja feito com uma maior precisão.

Não erre na hora de cortar a franja em casa

A seguir, você confere um passo a passo simples e rápido para criar seu próprio estilo, mas seguindo as recomendações gerais para qualquer franja.

  • A primeira coisa a ser feita é dividir todo o cabelo ao meio. Feito isso, conte três dedos a partir do início da testa e faça uma marcação. Com um pente fino, desenhe de um triângulo que parte do topo até as pontas das sobrancelhas;
  • Para não se perder com o restante dos fios, prenda-os deixando somente a parte da franja solta;
  • Alinhe a mecha que será cortada com a ajuda do pente;
  • Com os dedos, prenda a mecha na altura em que ela receberá o corte (dependendo do modelo escolhido);
  • Corte os fios utilizando a tesoura, cuidadosamente, para que a franja fique reta.

Assim que terminar todo o processo, o mais indicado é lavar o cabelo, hidratá-lo e pentear na forma que deseja que ele fique. Caso seja necessário, utilize um secador ou prancha para mantê-los alinhados.

Altura dos cortes

Outro ponto de extrema relevância é saber qual o comprimento que deseja dar ao seu novo visual. Afinal, é ele que pode moldurar o seu formato de rosto.

  • Curta: altura dos olhos;
  • Média: altura do nariz;
  • Franjão: entre o queixo e a boca.

Uma dica valiosa é não realizar o corte com os fios molhados. Isto porque, depois de secos eles ganharão volume e é bem provável que a franja encolha, fazendo com que seu comprimento fique menor.

Leia também: