Cortar a franja deu errado? Saiba como solucionar o problema

Ela ficou curta demais, os fios não param no lugar... Seja qual for o seu problema, tem solução!

cortar a franja deu errado? saiba o que fazer
Por Lirian Coelho - 15/04/2019

Foto: iStock/Getty Images

Quando o assunto é franja, alguns probleminhas podem comprometer o sucesso do seu visual. Você pode ter tentado cortar a franja em casa e, pela falta de experiência, não soube manusear muito bem a tesoura ou, às vezes, foi o próprio cabeleireiro que se empolgou demais com o uso dela. Mesmo insatisfeita com o resultado, o importante é não se preocupar, pois nós temos a solução. Independentemente de como ocorreu, se o look não ficou como esperava, veja o que fazer para reverter essa situação e desfilar uma franjinha impecável.

Cortar a franja deu errado? Saiba como solucionar o problema

Franja curta demais

Caso o cabeleireiro tenha abusado da tesoura, existem duas  alternativas para resolver o problema. A primeira é adotar um visual ousado e usar produtos específicos como pomada ou cera modeladora para deixá-la bagunçadinha. Outra maneira é colocar as franjas postiças. Elas são fáceis de aplicar, podem ser retiradas a qualquer momento e são mais baratas do que os apliques convencionais: custam entre R$ 15 até R$160,00. Os fios podem ser feitos com cabelo natural ou fibras, que imitam as madeixas. Para utilizar, prenda-o no topo da cabeça com as presilhas que acompanham o kit.

Aparência de criança

Franjas curtas e marcadas tendem a deixar o rosto infantil ou jovial. Se você pretende passar uma expressão de seriedade às pessoas, uma alternativa é finalizar a franja de lado, dando movimento e volume ao look. Utilize pomada modeladora para criar o efeito  desejado e seque a  franja com secador e escova.

Efeito indesejado

No salão, a franja estava perfeita. Mas quando você lavou os fios em casa, percebeu que o resultado final ficou bem longe do esperado. A solução é secar a franja toda vez com secador. Se quiser praticidade, encare um alisamento ou uma escova progressiva, mesmo que só na franja. Pergunte para o seu cabeleireiro qual a melhor técnica para o seu caso.

mulher loura sorrindo com cablo loiro com franjinha curta

Foto: Istock

Franja indomável

Uma das causas dos fios rebeldes é o ressecamento. Para manter a franja no lugar, faça hidratações a cada 15 dias ou toda semana, dependendo da sua necessidade. Você também pode apostar em ceras e pomadas, que ajudam a deixar sua franja impecável. Depois de modelá-la, aplique spray fixador para a franja se manter firme por mais tempo.

Duas cores

Na hora de fazer luzes, se o cabeleireiro não tiver cuidado, a franja pode ficar mais clara do que os fios restantes. Isso acontece porque o produto age de forma diferente em cada parte da cabeça. Para resolver o problema, a dica é igualar as mechas através de uma técnica chamada matização ou neutralização.

Não faça em casa!

Cortar a franja sozinha pode estragar o visual. Embora muita gente faça isso e considere um trabalho fácil, o risco da franja ficar torta ou curta demais é grande. Além disso, você pode usar uma tesoura inadequada, o que danificará seu cabelo. Por isso, procure um bom profissional para acertar em cheio!

 

Consultoria: Tony Borba, hairdesigner

 

LEIA TAMBÉM