Contaminação cruzada: saiba quais são os riscos e como se prevenir

A contaminação cruzada ocorre quando os agentes alergênicos de alguns alimentos entram em contato com outro alimento não prejudicial. Veja como prevenir!

contaminacao-cruzada-alergia-leite
Foto: Shutterstock

Quem possui intolerância ou alergia, seja a qualquer tipo de alimento, precisa ter uma série de cuidados, principalmente no que diz respeito a preparação e conservação dos elementos manipulados na cozinha. No caso do leite, a contaminação cruzada acontece quando as substâncias desse alimento são transferidas para outro, de forma não proposital.

contaminacao-cruzada-alergia-leite

Foto: Shutterstock

Cuidados simples e eficazes contra contaminação

A maneira mais comum de provocar a contaminação cruzada é utilizando os mesmos materiais no preparo de diferentes alimentos, sem higienizá-los antes. “Uma faca escolhida para cortar fatias de queijo, por exemplo, não deve ser usada para o corte de outros alimentos sem que haja a higienização devida. Assim como talheres, panelas e copos que tenham sido usados na preparação, cozimento e feitura de pratos com leite ou à base de laticínios precisam ser devidamente lavados antes de serem reutilizados. Esses simples cuidados evitam a contaminação cruzada e impedem que pessoas alérgicas ou intolerantes possam entrar em contato com suas substâncias prejudiciais a elas por acaso. “No caso de alergia e intolerância o ideal é higienizar a bancada de trabalho, e que o preparo das refeições comece sempre pelos pratos com restrições”, revela a nutricionista Patricia Cruz.

No lugar certo

O armazenamento do prato também precisa ser feito com atenção, utilizando sempre recipientes limpos e bem fechados, evitando o contato entre diferentes alimentos. “Por exemplo, não devemos armazenar, no mesmo refrigerado, peixes, carne e aves se na residência houver alguém com alergia a frutos do mar”, completa a profissional.

“De um modo geral, a contaminação cruzada pode ocorrer quando os cuidados higiênicos de preparo, manipulação e armazenamento não são preservados”, Patrícia Cruz, nutricionista

 

Texto: Lucas Ferreira

Consultoria: Patrícia Cruz, nutricionista

 

LEIA TAMBÉM: