Toalhas de banho: veja como cuidar e mantê-las sempre limpinhas!

A lavagem normal nem sempre é capaz de deixar as toalhas macias e livres de fungos. Veja como conservar suas toalhas com estes cuidados básicos e simples!

Conservar suas toalhas e deixá-las sempre limpinhas e macias não é tão difícil, principalmente seguindo algumas dicas de lavagem, secagem e armazenamento. (Foto: Shutterstock)

Para as toalhas ficarem sempre limpas, sem fungos e, mesmo assim, muito macias, alguns cuidados que tomamos em casa podem fazer toda a diferença na hora de conservá-las.

Lavagem

Para lavar, use sabão neutro (em pó ou líquido), mas em pouca quantidade, já que eles podem acumular nas fibras,  dificultar a absorção e prejudicar a maciez. E, diferentemente do que a maioria adas pessoas pensa, usar amaciante não é indicado. O produto também acumula e deixa a toalha mais áspera. A dica para quem não abre mão dele é intercalar, lavando uma vez com amaciante e a próxima vez, sem.

O ideal é que as toalhas sejam lavadas separadas das outros peças para não mancharem ou acabarem desfiando ao enroscar em botões, zíperes ou outros detalhes das roupas. Quem gosta de deixar as toalhas de molho antes da lavagem também precisa prestar atenção em suas colorações para que não corra o risco de manchar sua peça.

Limpas de verdade

Para manter suas toalhas livre de fungos e de bactérias, o principal cuidado é simples: troque-as semanalmente. Para secar, deixe-as bem esticadas (para melhorar a ventilação entre os fios), em local aberto e na sombra.

As toalhas não precisam ser passadas, mas, se quiser, utilize o ferro na temperatura indicada para peças de algodão e não utilize o vapor, já que a umidade ajuda na proliferação dos fungos.

Na foto há quatro toalhas dobradas e empilhadas nas cores branca, amarela, laranja e rosa. Elas estão em cima de uma toalha e há um recipiente de sabão com estampa floral ao lado.

Sempre lave suas toalhas novas antes do primeiro uso. As substâncias utilizadas para proteger os fios do processo de fabricação dificultam a absorção de água (mas não fazem mal à saúde!). (Foto: Stela Handa)

Secando

A melhor forma de secar suas toalhas sem prejudicar os fios e a maciez de sua toalha é deixando-a secar naturalmente, na sombra e, apenas de vez em quando, no sol, já que o calor pode prejudicar seus fios.

Você também pode utilizar a secadora de roupas para acelerar o processo de secagem, mas sempre respeite o tempo indicado de sua máquina para que não resseque demais os fios.

Guardando

Ao guardar, faça um rolinho com a peça e guarde-as fora de sacos plásticos para que ventile bem. Guardar as peças enroladas também evita que elas fiquem com marcas. Se ganhou ou comprou um jogo de toalhas, também retire-os da embalagem antes de guardar, mesmo que não vá utilizar logo.

Desde que tome cuidado para não fiquem em contato com as toalhas, os sachês de cheiro ou os anti-mofo colocados no armário também ajudam a mantê-las cheirosas e sem fungos.

Truques caseiros da vovó para limpeza e maciez

  • Vinagre de álcool na hora do enxágue ajuda a manter os fios macios e evitam a proliferação de fungos.
  • Bicarbonato de sódio e água retiram as substâncias utilizadas na fabricação da peça.

Consultoria: Tecelagem São Carlos 

LEIA TAMBÉM: