Conheça a história de Martin Luther King

Pastor protestante e ativista político, Martin Luther King foi um ícone da defesa dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.

Foto de Martin Luther King proferindo um discurso

Pastor protestante e ativista político, Martin Luther King foi um ícone da defesa dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Saiba mais detalhes sobre sua trajetória e a importância de seu legado!

Foto de Martin Luther King proferindo um discursoFOTO: Reprodução

Trajetória

Luther King nasceu em uma família de pastores e se especializou em teologia na universidade. Durante os estudos, conheceu Coretta Scott, sua esposa, com quem teve quatro filhos. Em dezembro de 1955, ao negar ceder seu lugar no ônibus a um branco, a senhora negra Rosa Park acabou sendo presa. O fato ocorreu no estado do Alabama, nos Estados Unidos, e motivou Luther King a lutar em favor dos direitos civis dos negros no país.

Inspirado pelas práticas de não-violência do líder indiano Mahatma Gandhi, o ativista político organizou manifestações para atrair a atenção e o apoio dos norte-americanos em favor do cumprimento igualitário dos direitos civis de negros e brancos. Um de seus discursos mais famosos foi o da Marcha de Washington em agosto de 1963. Em frente ao Memorial de Lincoln, na capital norte-americana, estavam presentes mais de 250 mil manifestantes.

Foi ali que Luther King proferiu seu famoso discurso sobre o sonho da igualdade e fraternidade entre todos. “Tenho um sonho de que um dia […] os filhos de ex-escravos e os filhos de ex-senhores sejam capazes de se sentar juntos à mesa da fraternidade”, proferiu. Devido ao ódio que muitos segregacionistas sentiam por King, o ativista foi assassinado em abril de 1968.

Legado

Em 1964, recebeu o Prêmio Nobel da Paz por conta de sua luta por direitos iguais a brancos e negros. Martin Luther King Jr. tornou-se um símbolo de combate à discriminação racial no mundo. Em sua homenagem, o dia 15 de janeiro (data de seu nascimento) foi estabelecido como um feriado federal dos Estados Unidos.

VEJA TAMBÉM

Conheça a história de Mahatma Gandhi

Conheça a história de João Paulo II