Conheça a história de James Watt

O matemático e engenheiro escocês James Watt foi fundamental para que despontasse a Revolução Industrial. Saiba mais sobre a relevância de seus feitos!

Ilustração de James Watt
Por Bruno Ribeiro - 24/08/2016

O matemático e engenheiro escocês James Watt foi fundamental para que despontasse a Revolução Industrial. Saiba mais sobre sua trajetória e a relevância de seus feitos!

Ilustração de James WattFOTO:Reprodução

Trajetória

Apesar de frequentar a escola de forma irregular por conta de problemas de saúde na infância, foi educado em casa pela mãe e gostava de passar o tempo na oficina do pai. Incentivado por um professor de faculdade, deu início a experimentos na máquina a vapor. Criada originalmente por Thomas Newcomen, Watt aperfeiçoou a invenção, potencializando sua eficiência e capacidade de gerar energia. Escreveu também um artigo, sugerindo que a água seria composta por dois gases, ideia depois confirmada por Antoine Lavoisier.

Legado

Empregada inicialmente no bombeamento de água de minas, a máquina a vapor foi fundamental para o sucesso da Revolução Industrial: agilizou a produção (que antes era manual), tornando os bens mais baratos, possibilitando serem feitos em maior quantidade e mantendo a qualidade.

VEJA TAMBÉM

Conheça a história dos irmãos Wright

Conheça a história dos irmãos Lumière