Conheça a história de Aristóteles

As teorias do filósofo grego Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.) o transformaram em um dos pensadores de maior influência na cultura ocidental.

Estátua de Aristóteles

As teorias do filósofo grego Aristóteles o transformaram em um dos pensadores de maior influência na cultura ocidental.

Estátua de AristótelesFOTO: Reprodução

Quem foi: Filósofo grego que viveu entre 384 a.C. e 322 a.C.

Trajetória: Nasceu em Estagira, cidade da antiga Macedônia e território atual da Grécia. Com 17 anos, mudou-se para Atenas com a finalidade de estudar na Academia de Platão. Permaneceu por ali como discípulo e professor até a morte de seu mestre, em 347 a.C.. Foi rejeitado para o posto de Platão na Academia e, após passar por Assos, local onde conhece e se casa com Pítias, volta à Macedônia e é convocado pelo rei Filipe II para educar seu filho, Alexandre.

Depois, Aristóteles voltou à Atenas e fundou sua própria escola, denominada Liceu, cujo objetivo era oferecer cursos e ministrar palestras para o público em geral. Contudo, em 323 a.C., com a morte de Alexandre, o Grande, instalou-se uma revolta nacional junto à ascensão do partido nacionalista, o que dificultou a vida de Aristóteles na cidade. Partiu, então, para Eubéia, onde faleceu um ano depois.

Legado: Discípulo de Platão, Aristóteles contribuiu por meio de seus pensamentos em diversas áreas, como ética, política, física, metafísica, psicologia e biologia. Além disso, é considerado por muitos o pai do raciocínio lógico e um dos melhores filósofos da História. Escreveu diversas obras nesses campos, sendo, talvez, a principal delas, o conjunto Organon, que possuía grande parte do conteúdo sobre lógica escrito por ele. No entanto, outros trabalhos não foram conservados ao longo do tempo.

VEJA TAMBÉM

Conheça a história de Buda

Conheça a história de Santo Agostinho