Conheça a história de Cleópatra

Tida como a mais famosa rainha do Egito, Cleópatra tem sua vida cercada por mitos e lendas, mas foi uma das mulheres que alteraram os rumos da História

Ilustração de Cleópatra em seu trono, cercada por duas onças pintadas

Tida como a mais famosa rainha do Egito, Cleópatra tem sua vida cercada por mitos e lendas, mas foi uma das mulheres que alteraram os rumos da História.

Ilustração de Cleópatra em seu trono, cercada por duas onças pintadas

FOTO: Reprodução

Trajetória

Filha mais velha de Ptolomeu XII, Cleópatra era natural de Alexandria. Com a morte de seu pai, no ano de 51 a.C., assumiu o trono com apenas 17 anos.

O reinado havia sido retomado após anos de dominação grega, liderada por Alexandre, o Grande.

Contudo, ela entrou em conflito com seu irmão mais novo devido a ideais opostos, até que Júlio César, imperador romano, atacou e conquistou o território egípcio.

Cleópatra se torna então amante de César e tem um filho com ele.

Após a morte do imperador, retorna ao Egito, e tem um caso com Marco Antônio, que ocupava o cargo na aliança política Triunvirato. Com Marco Antônio, comete suicídio, quase que simultaneamente.

Legado

Além de seu poder de sedução e convencimento, Cleópatra também se destacava por sua inteligência e seu conhecimento: era fluente em seis ou sete idiomas e se destacava nas estratégias políticas.

VEJA TAMBÉM

Albert Einstein presidente? Entenda a história!

Conheça Santo Agostinho, o padroeiro dos filósofos