Conheça a história de Júlio César

Líder militar e político, Júlio César é um dos nomes mais relevantes no desenvolvimento da civilização romana. Confira sua trajetória e legado!

Estátua de Júlio César

Líder militar e político, Júlio César é um dos nomes mais relevantes no desenvolvimento da civilização romana.

Estátua de Júlio CésarFOTO: Reprodução

Trajetória

Júlio César veio de uma família de patrícios, cidadãos da República Romana que constituíam a aristocracia – em outras palavras, faziam parte da nobreza. De acordo com as lendas, tinha ascendência do príncipe troiano Eneias e da deusa Vênus.

O líder romano serviu o serviço militar e se destacou por sua bravura e capacidade de liderança. Foi advogado no Fórum Romano, no qual sua ótima oratória chamou atenção. Em seguida, iniciou uma carreira política que culminou no cargo máximo de autoridade, sendo ditador vitalício a contragosto dos optimates (senadores conservadores).

À frente de Roma, realizou diversas reformas administrativas e econômicas, como a mudança para o calendário juliano, no qual uma das principais alterações está a renomeação do mês quintilis para julius (julho), em sua própria homenagem. Com habilidades de combate, eliminou seus maiores inimigos e obteve o controle de todos os territórios sob domínio romano, sendo considerado Pater Patriae (pai da pátria).

Foi assassinado por um grupo de senadores que era contra sua atuação política, entre eles Marco Júnio Bruto, um antigo protegido seu. Diz a lenda que, instantes antes de desfalecer, Júlio César teria dito a famosa frase: “Até tu, Bruto?”. Sua morte deu início a uma instabilidade política que viria a culminar no fim da República Romana e no início do Império Romano.

LEGADO

As conquistas de seu exército na Gália (onde hoje é a região da França) fizeram com que o domínio romano se estendesse até o oceano Atlântico, o que mudou drasticamente a história geopolítica da Europa. Além disso, outras conquistas na região do mar Mediterrâneo aumentaram o domínio romano. Aliás, seus feitos militares estão entre suas características mais conhecidas, sendo relatado por autores da época, como Suetónio e Plutarco.

VEJA TAMBÉM

Conheça a história de Cleópatra

Conheça a história de Buda

Conheça a história de Constantino