Conheça a história de Homero

Homero é taxado como indivíduo histórico por uns e como lendas por outros. Mas suas supostas obras são fundamentais para compreender a cultura grega

Montagem: estátua de Homero sobre uma pintura de Ilíada

O suposto poeta Homero é taxado como indivíduo histórico por uns e como lendas por outros. Mas apesar da vida e origem controversas, as obras que lhe são atribuídas são fundamentais para compreender a cultura grega. Confira!

Montagem: estátua de Homero sobre uma pintura de IlíadaFOTO: Reprodução/ Montagem: Vanessa Sueishi

Trajetória

Apagada pelo passar do tempo, a vida de Homero é um poço de incertezas – há até quem diga que ele não tenha realmente existido, mas seja apenas um nome construído para personificar uma série de histórias contadas oralmente. Não à toa, oito cidades disputam a honra de terem sido a terra natal do poeta. Toda a controvérsia quanto à autoria de suas obras compõe o que se chama de “questão homérica”.

Legado

Sua obra Ilíada trata dos eventos que levaram à tão falada Guerra de Troia, e sua narrativa imortalizou personagens como Aquiles, Heitor e Príamo. Odisseia, por sua vez, passa-se depois do conflito e tem como protagonista Odisseu, em uma longa e fantástica viagem de dez anos para retornar para casa e aos braços da esposa Penélope. São os primeiros grandes romances da literatura ocidental.

VEJA TAMBÉM

Conheça a história de Aristóteles

5 mitos sobre a escravidão no Brasil