Conheça as regras e dicas para preparar a sua mala de mão em viagens de avião

Planejamento e organização são as palavras-chave para preparar a sua mala de mão. Acredite, ela é fundamental para uma boa viagem de avião.

Por Vinicius Galico - 06/10/2017
Imagem de uma moça segurando uma mala de mão e um passaporte com documentos.

Confira dicas e regras para preparar a sua mala de mão. Foto: Shutterstock Images

Frequentemente, os viajantes de plantão deixam de dar a devida atenção para a hora de preparar a tão conhecida mala de mão. Esta, que irá te acompanhar durante o seu voo, é fundamental para garantir o seu conforto, atender suas necessidades e garantir uma boa viagem. Acredite, uma “boa” mala de mão é a diferença entre o agradável e o desconforto.

Imagine você, passar frio nos pés por ter escolhido viajar com um sapato aberto e não poder pegar uma meia, ou não querer utilizar os cobertores fornecidos pela companhia aérea e não ter outra alternativa por não ter colocado uma manta em sua bagagem de mão. Ficar com o celular descarregado é fácil quando você não coloca seu carregador ou aquele indispensável adaptador universal de tomadas ao seu alcance durante a viagem. Pensando nisso, preparamos um mini-guia com tudo o que você precisa saber para preparar a sua bagagem.

Existem regras para a mala de mão

Segundo o regulamento, a franquia de bagagem de mão é de, no mínimo, 10 Kg. Ou seja, o passageiro tem direito de levar com ele na cabine da aeronave uma mala com este peso. O limite pode variar de acordo com a empresa aérea ou o tipo de voo, mas geralmente ele é fixado em 10 Kg mesmo.

Após a edição da Resolução n°400/2016, as empresas aéreas podem praticar a venda de passagens aéreas com diferentes franquias de bagagem despachada ou até mesmo sem a franquia, para passageiros que optarem por não utilizar esse serviço. Em todas as passagens valem as regras do contrato, especialmente a de franquia de bagagem, independentemente da data do voo. Por isso, ao comparar os preços das passagens, veja o que está sendo oferecido. Atenção para o peso, as dimensões, ou a quantidade de bagagem despachada permitidos em cada tarifa. Leia tudo com atenção para saber exatamente o que você está comprando.

Imagem de uma mulher segurando uma mala azul e antiga com as duas mãos em cima de um trilho de trem.

Alguns itens são indispensáveis em sua mala de mão para garantir uma boa viagem. Foto: Shutterstock Images

Nécessaire com itens básicos de higiene, saúde e beleza

Esta é a nossa primeira sugestão do que levar na bagagem de mão, e não à toa ela está no topo da lista. Principalmente em voos longos, itens como escova de dentecremes que você costuma utilizar irão fazer falta. Você pode também levar sabonete mini ou líquido, para o caso de o do banheiro do voo ter acabado. Remédios de rotina, álcool em gel, escova de cabelo, anticoncepcional e absorventes também são boas pedidas do que colocar em sua nécessaire. Para as pessoas que não abrem mão de cuidar da aparência, adicione à lista as maquiagens, os removedores de make, óleos, cremes e hidratantes.

Bolsa ou caixinha para carregadores, adaptadores e cabos

Se o seu fone de ouvido já tem a capacidade de virar um ninho de rato no bolso da sua calça, imagine dentro de uma mala cheia de coisas. O mesmo vale para qualquer outro cabo. Deixe-os organizados e acessíveis às mãos itens como carregador de celular, câmera e do fone sem fio, e em hipótese alguma deixe de levar um adaptador de tomadas universal. Nada mais frustrante que precisar carregar seu eletrônico e não poder porque a tomada do aeroporto ou do destino possui outro formato.

Pasta com documentos

Estamos na era digital e nos parece ser possível resolver tudo pela tela de um smartphone ou tablet. Ainda assim, em algum momento você poderá precisar mostrar algum documento, ou preencher algum formulário, e não tem nada mais deselegante do que passar minutos procurando os papéis espalhados dentro da sua mala. Organize-os dentro de uma pequena pasta e facilite a sua vida. Dica: leve também uma caneta.

Eletrônicos e outros bens de valor

Celulares, notebooks, tablets e qualquer outro bem de valor financeiro ou pessoal deve te acompanhar dentro da mala de mão por dois motivos. Primeiro, você estará evitando um trauma maior caso a sua mala seja extraviada ou algum funcionário descuidado a derrube (não viaje achando que sua mala será tratada como uma rainha) e danifique algo. Segundo, você os terá por perto para entreter-se ou até mesmo trabalhar e estudar.

Muda de roupa, meias e um casaco

Levar estes itens em sua mala de mão é uma prevenção e tanto para o caso de você sentir frio durante o voo ou derrubar uma bebida em sua roupa (alô, desastrados de plantão). De preferência, opte por uma roupa mais confortável, especialmente em voos longos. As meias são essenciais, ainda mais se você estiver viajando com um sapato aberto. Já o casaco pode ser substituído por uma manta.

LEIA TAMBÉM