Confira 5 dicas para manter o câncer longe e sua saúde protegida!

O câncer que tanto tem afetado várias pessoas, pode ser prevenido com hábitos saudáveis. Confira algumas dicas do INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Salada saudável, fita métrica, brócolis, pesos
Foto Shutterstock.com

As estimativas divulgadas pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer) foram de 420 mil casos de câncer em 2016. Diante desse número, torna-se ainda mais importante criar hábitos que podem afastar o risco de desenvolver a doença, ou ainda ajudar a diagnosticar precocemente o problema, facilitando seu tratamento. Seguindo os 10 passos divulgados pelo INCA para afastar os fatores de risco, você estará mais protegido contra o câncer.

 

mulher curada

FOTO: iStock.com/Getty Images

1- Abandone o cigarro

“Um mesmo fator pode aumentar o risco de desenvolver várias doenças. O tabagismo, por exemplo, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, respiratórias e câncer”, alerta Marcelo Kawata, médico do IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer). De acordo com dados do Ministério da Saúde, o cigarro é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão e 30% das mortes por outros tipos de câncer.

 

Salada saudável, fita métrica, brócolis, pesos

Foto Shutterstock.com

2- Mantenha uma alimentação saudável

Um cardápio baseado em frutas, legumes, verduras e cereais pode diminuir a probabilidade de ter câncer em até 40%. Mais do que isso, é essencial evitar gorduras saturadas (de origem animal), excesso de carne vermelha, alimentos com muito sal e produtos enlatados.

3- Controle o consumo de bebidas alcoólicas

O álcool está relacionado principalmente com a manifestação de cânceres de boca e esôfago, podendo ainda causar outros tipos como o de fígado, laringe e cólon. O consumo de álcool deve ser limitado a, no máximo, 2 drinques diários para homens e apenas 1 drinque para mulheres.

 

Leia também: 

4- Realize exames das mamas

Acima dos 40 anos de idade, as mulheres precisam estar atentas à necessidade de realizar exames clínicos de mamas todos os anos para se prevenir da doença. A partir dos 50 anos, uma mamografia deve ser realizada pelo menos a cada dois anos.

5- Faça exames regulares de próstata

Homens entre 50 e 70 anos, ou aqueles que têm mais de 45 anos e histórico familiar de câncer de próstata, devem ter consultas médicas frequentes para investigar a possibilidade da doença.

 

Texto Redação Alto Astral

Consultoria Marcelo Kawata, médico do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer