Pressão e colesterol alto: confira 5 alimentos imbatíveis!

Para quem quer se manter longe do colesterol, escolher melhor os alimentos é uma boa opção. Além disso, o controle da pressão também depende do cardápio.

Feijão branco, farinha de feijão branco
Foto Stela Handa/Colaboradora

Existem alguns ingredientes que, quando aliados a uma dieta equilibrada, potencializam seus nutrientes e ajudam a combater o colesterol ruim (LDL) e a manter a pressão arterial sob controle. Confira 5 exemplos!

Alho, dentes de alho, rodelas de alho

Foto Shutterstock.com

 

1 – ALHO

O bulbo conta com a presença de uma substância chamada alicina, que atua como anti-inflamatório e antioxidante, agindo contra os efeitos negativos dos radicais livres. “O consumo de alho pode ajudar a combater doenças cardiovasculares, diminuindo o colesterol total, o LDL e os triglicerídeos no sangue”, conta a nutricionista Greice Caroline Baggio.

banana

Foto iStock.com/Getty Images

 

2 – BANANA

Neste caso, o potássio é o principal elemento, já que, além de contribuir para a saúde muscular, alguns estudos também sugerem que o nutriente pode ajudar a regular a pressão arterial, fator indispensável para a saúde do coração e de todo o sistema cardiovascular.

Espinafre

Foto iStock.com/Getty Images

 

3 – ESPINAFRE

Essa verdura possui inúmeros nutrientes capazes de blindar o organismo. Rico em magnésio, cálcio e ferro, o espinafre pode ser considerado um superalimento. “Importante fonte de ácido fólico, quando adicionado à alimentos ricos em vitamina C, ou particularmente, ao suco de laranja, aumenta-se o valor desta vitamina. Ele protege contra doenças cardíacas e controla a hipertensão”, sugere Greice.

Feijão branco, farinha de feijão branco

Foto Stela Handa/Colaboradora

 

4 – FEIJÃO-BRANCO

Substituir o feijão tradicional pela versão branca do grão de vez em quando traz incontáveis vantagens ao corpo. Um deles é a presença de faseolamina, uma substância capaz de inibir a absorção de cerca de 20% do colesterol ingerido.

5 – GOIABA

Devido ao seu alto teor de fibras solúveis, a goiaba ajuda na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos. Além disso, a fruta ainda é altamente capaz de estabilizar o trânsito intestinal.

Saiba mais:

Mortes por doenças do coração é o dobro das causadas pelo câncer

O que é HPV? Entenda

Causas, sintomas e tratamentos! Alimentos que aliviam azia

Consultoria Greice Caroline Baggio, nutricionista