Confeitaria sem erros: aprenda a fazer bolos para vender

Confira os truques a seguir e faça das suas receitas um sucesso

braço feminino colocando leite em uma batedeira vermelha
Siga as dicas da confeiteira para obter bolos fofinhos e perfeitos! | Foto: Shutterstock

Para fazer bolos não é necessário apenas técnica, é preciso também estar por dentro de tudo o que acontece na cozinha. Ainda mais se você faz ou pretende fazer bolos para vender. Pensando nisso, Aline Furlanetto, confeiteira e dona da loja Atelier de Sabores, ensina as melhores dicas para você montar o produto que o seu cliente merece.

Bolo de chocolate com cobertura de morangos

Além de lindos, os bolos para vender devem ser fofinhos e saborosos | Foto: Shutterstock

Forno

É fundamental preaquecer o forno 10 minutos antes de levar a sua receita para assar. Em relação à temperatura, 180°C é a melhor opção. Já o tempo vai depender de cada massa.

Quer saber quando a receita está pronta?
É fácil! E um dos segredos está em apostar nos sentidos. Sabe aquele cheirinho de bolo saindo do forno? Pois é,
assim que deve ser. Segundo, a coloração, que deve estar douradinha. E, por fim, faça o teste colocando um palito
no centro da massa, se ele sair limpo é porque o bolo está no ponto.

?Dica: fornos caseiros concentram o calor na parte inferior. Por isso, o ideal é usar a prateleira do meio para que a massa asse uniformemente.

⚠ Atenção! A confeiteira Aline alerta: “nunca abra o forno nos 15 minutos iniciais, pois é o período em que a estrutura do bolo está se formando”.

forno com a porta aberta e a luz acesa, ideal para fazer bolos para vender

Levar ao forno é um dos momentos importantes para o bolo ficar fofinho | Foto: Shutterstock

Modo de preparo

“Organização na cozinha é fundamental para que não falte nenhum ingrediente. Antes de começar, lave sempre as mãos”, diz Aline. Em seguida, escolha a receita e separe todos os ingredientes por setor: secos, gorduras, ovos, fermento, líquido, recheio ou cobertura e, por fim, a fôrma.

Quer deixar o bolo mais fofinho?
A confeiteira ensina: “um dos truques é bater as claras com o açúcar e as gemas por, aproximadamente, 12 minutos, e ir acrescentando aos poucos os ingredientes à massa.” Outra dica é substituir uma parte da farinha de trigo por amido de milho, “se a receita pedir 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, use 2 xícaras (chá) de farinha de trigo e 1 xícara (chá) de amido de milho”, acrescenta.

O bolo afundou, e agora?
Se afundou é porque o processo não foi completado. Mas não se preocupe! Em alguns casos, isso não compromete o resultado final e você pode arrumar o defeito com a cobertura ou o recheio.

?Dica: “Eu sempre bato os ovos por, no mínimo, 15 minutos. Peneiro a gema para não ficar com cheiro e uso os ingredientes em temperatura ambiente,” revela Aline.

braço feminino colocando leite em uma batedeira vermelha

Siga as dicas da confeiteira para obter bolos fofinhos e perfeitos! | Foto: Shutterstock

Fôrmas

Existem diferentes tipos de fôrmas, porém as mais comuns são as de silicone, de aro removível e de buraco no meio.

Qual é a melhor maneira de untar?

Nas fôrmas de silicone, utilize o spray. Para a assadeira, enfarinhar talvez não seja a melhor escolha, já que ela pode passar o resíduo para a massa assada. Opte por forrar o fundo e as laterais com papel-manteiga.

Higiene

  • É fundamental a higiene e a limpeza na hora do preparo da receita. Um ambiente limpo e organizado facilita a realização de qualquer tarefa. Confira a seguir 5 passos indispensáveis na hora de colocar em prática os seus bolos.
  • Lave sempre as mãos antes de começar a execução.
  • A mesa ou superfície que você vai utilizar deve estar higienizada, assim como todos os utensílios. Esses devem ser lavados com detergente e secos antes de serem armazenados.
  • Separe todos os ingredientes, na medida que for usar, em vasilhas secas e limpas. Reserve também os outros itens necessários como, fôrma, talheres, recipientes, entre outros.
  • Facilite a limpeza e lave o que for sujando, assim você evita bagunça.
  • Avental e touca são fundamentais para quem está na cozinha, afinal, “nada é mais desagradável do que encontrar um fio de cabelo ou entregar um produto com a roupa cheia de farinha ou suja de chocolate,” revela Aline. Brincos, anéis, esmalte e unhas compridas devem ser evitados. “Utilizando essas estratégias evitamos transtorno e mantemos a qualidade e o respeito com quem vai comer o que preparamos com tanto carinho,” completa a confeiteira.

 

LEIA TAMBÉM: