Ideias criativas para esconder a condensadora do ar-condicionado

Ela é responsável pela troca de ar e fica do lado externo do ambiente. Saiba como incorporar a condensadora do ar-condicionado à decoração!

Ideias criativas para esconder a condensadora do ar-condicionado
Foto: Reprodução/Pinterest

O ar-condicionado tipo split (o mais utilizado atualmente) acompanha duas máquinas, a evaporadora, que fica dentro do ambiente e é silenciosa, e a condensadora do ar, que fica do lado externo do ambiente e não é tão agradável para a decoração, além de eliminar água do sistema. Na hora de pensar como esconder a condensadora do ar é preciso levar em conta que ela precisa de ventilação e manutenção, ou seja, sua entrada não pode ser obstruída e deve ser de fácil acesso.

A forma mais comum de esconder as condensadoras de ar, que geralmente ficam na sacada ou varanda, são as caixas de ripas de madeira. O material, além de servir como suporte para outros objetos decorativos, possibilita a ventilação do sistema e tem tudo a ver com a decoração externa. Caso não queira passar por grandes transformações no ambiente, os grandes vasos de plantas e sofás são alternativas para esconder o objeto.

Os biombos são placas muito funcionais, até mesmo para utilizar no ambiente interno da casa ou apartamento, e facilitam o processo de esconder a condensadora do ar, por serem móveis e leves. Para as varandas gourmet, uma outra alternativa é esconder a condensadora dentro do armário da pia, com a porta de correr com leve abertura para a circulação do ar.

Essas alternativas servem também para esconder janelas do banheiro que eventualmente fiquem para a área externa da casa com movimentação. Tomando sempre cuidado na hora de escolher o material, que sofrerá com as ações do tempo.

Confira ambientes com a condensadora do ar-condicionado camuflada

LEIA TAMBÉM