Procurando emprego? 6 dicas para se dar bem na entrevista virtual

Especialista explica que organização e preparo são fundamentais para conseguir a tão sonhada vaga

Dicas para a entrevista online de emprego
Dicas para a entrevista online de emprego - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 23/08/2021 às 15:00
Atualizado às 15:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

As ferramentas virtuais foram essenciais durante a pandemia da Covid-19 para que tudo pudesse continuar funcionando apesar da distância. Consultas, entrevistas, de emprego, aulas e palestras adotaram o modelo online que, além de seguro, passou a ser mais prático e até mesmo econômico, já que os gastos com transporte não eram mais necessários. 

Mesmo com a vida voltando aos eixos, o formato remoto se consolidou como uma boa opção para diversas empresas, principalmente durante o processo de contratação. Hoje, é comum ver trabalhos até mesmo presenciais que optam pela seleção online por sua facilidade. 

Pensando nisso, conversamos com CHRO (líder de recursos humanos) da Catho Patricia Suzuki, que separou 6 dicas valiosas para os candidatos estarem preparados para esse papo virtual e conquistarem aquela vaga dos sonhos. Confira! 

1. Arrume-se como se a entrevista fosse presencial 

 "Escolha uma roupa que usaria para ir à entrevista presencial, levando em conta o perfil da empresa. Algumas exigem um traje mais formal, outras podem ser mais descontraído, mas chapéus e óculos escuros não são recomendados em nenhum caso", pontua Patricia, que lembra ainda sobre a importância de não exagerar na maquiagem, já que ela pode ficar ainda mais intensa no vídeo. 

2. Escolha cuidadosamente o ambiente da entrevista

Primeiro, pense no fundo que aparecerá na câmera, evitando locais bagunçados. Depois, atente-se para questões mais técnicas, como a iluminação e os barulhos. O ideal é optar por um lugar iluminado para que te enxerguem bem, com poucos ruídos e de preferência sem interrupções durante a conversa. 

3. Conheça a plataforma de vídeo

Para ter mais tempo de conhecer a plataforma que será utilizada, tente conseguir essa informação logo após o agendamento da entrevista. Assim, evitará problemas de atraso por dificuldade de acessá-la e até mesmo problemas com as ferramentas ao longo da videochamada. 

Nesse estudo prévio do app, site ou software, a CHRO indica prestar atenção em algumas funcionalidades bastante úteis no momento da conversa, como silenciar o microfone, aceitar ou iniciar chamadas, personalizar o plano de fundo e sair da conferência quando a entrevista acabar. 

4. Teste seus equipamentos

Independentemente de qual aparelho usará, é imprescindível realizar alguns testes nele antes do encontro. "Verifique a câmera, microfone, software de videoconferência e áudio e veja se está tudo funcionando bem. Uma dica é fazer uma chama com um amigo ou parente para fazer os testes necessários e, se necessário, corrigir algum erro", aconselha Patrícia. 

Além disso, ela ressalta um cuidado importante para aqueles que usarão dispositivos móveis, como celulares ou tablets: busque um lugar para apoiar o aparelho e certifique-se de que o enquadramento de vídeo está bom, assim como a estabilidade para que ele não caia durante a conversa.

5. Cheque a internet

A conexão será fundamental para o sucesso da entrevista, afinal, sem ela você não conseguirá acessar a chamada virtual. Portanto, confira os cabos e o sinal da rede, veja em qual cômodo ela funciona melhor e vale ainda ter um segundo plano, como os dados móveis, por exemplo. Porém, essa segunda opção também precisa de atenção: cheque seu pacote de dados para garantir que a conexão não seja interrompida, a bateria do aparelho e o sinal da operadora. 

6. Prepare-se como faria no modo presencial

"Pesquise sobre a empresa para conhecer sobre o negócio e a cultura organizacional, entenda como poderá contribuir para a organização e esteja pronto para responder perguntas sobre suas experiências anteriores, conquistas, habilidades", alerta Patrícia.

Lembre-se ainda de refletir com antecedência sobre suas respostas, ter algumas anotações em mãos, agir com naturalidade, simpatia e educação, e confiar no seu potencial. A vaga destinada a você chegará na hora certa, não desista! 

Fonte: Patricia Suzuki, CHRO (Chief Human Resource Office) da Catho. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.