Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Siga essas dicas para entrevistas de emprego e arrase!
Siga essas dicas para entrevistas de emprego e arrase! - Shutterstock

Comportamento

Dicas para entrevistas de emprego: saiba passar uma boa impressão

Sempre sente que poderia ter ido bem melhor nas entrevistas de emprego? Então teste seguir essas dicas da próxima vez

Quem nunca saiu de uma entrevista de emprego completamente decepcionado e sabendo que não foi muito bem que atire a primeira pedra, não é mesmo? E, quando essas situações acontecem, às vezes é até difícil saber o que exatamente deu errado e como melhorar para as próximas vezes.

São vários os erros que os candidatos cometem nessa fase dos processos seletivos. Porém, de acordo com Micarla Lins, especialista em oratória e palestrante internacional, alguns dos principais são:

  • Ir vestido de qualquer jeito
  • Não conhecer a história da empresa
  • Chegar atrasado
  • Ser prolixo e ter muitos vícios de linguagem

Sabendo esses e outros equívocos comuns nesse momento, Micarla listou algumas dicas para entrevistas de emprego para você arrasar na sua próxima oportunidade. Veja:

Trabalhe na sua habilidade de comunicação

A habilidade da comunicação é uma das que mais vão te ajudar a se diferenciar enquanto candidato a uma vaga. E isso não tem a ver apenas com as palavras ou frases que você escolhe, mas também com a sua atitude em relação às perguntas ou a qualquer outro método de seleção proposto.

“Quando você se comunica de forma clara, confiante, atende as perguntas de forma rápida, se oferece para ser o primeiro candidato a participar das dinâmicas e exercícios, a responder as perguntas, a fazer tudo o que se propõe ali em uma entrevista de emprego, logo você se destaca e chama mais a atenção”, explica a especialista.

Pense na imagem pessoal

Muitas pessoas pensam que, por não serem contratadas ainda, não precisam se preocupar tanto com sua imagem pessoal e acabam se vestindo de qualquer jeito. Entretanto, uma das dicas para entrevistas de emprego de Micarla é justamente não fazer isso.

Ela comenta que é importante estar alinhado, asseado e bem-vestido, pois isso já vai causar uma boa impressão antes mesmo de você falar qualquer coisa. Uma boa forma de escolher o visual é pensar em como se vestiria no dia a dia trabalhando naquela empresa.

Use técnicas para afastar a ansiedade

Há casos em que o candidato tem uma boa oratória, está vestido corretamente, contudo acaba ficando ansioso e isso atrapalha tudo. Para evitar esse problema, use técnicas de alívio da ansiedade.

“Se eu pudesse ensinar só uma técnica muito específica para lidar com o nervosismo e a ansiedade antes de entrevistas de emprego seria a da respiração diafragmática. Ela é justamente você fazer a respiração quadrada: inspirar em três segundos, segurar em três segundos e soltar em três segundos”, ensina Micarla. Repita o processo quantas vezes precisar.

Essa respiração tem o poder de baixar os batimentos cardíacos, fazendo você ficar mais calmo e lidar melhor com a situação. Outra coisa que a especialista indica é, após essa técnica, repetir coisas positivas para você mesmo, como “eu estou preparado para essa entrevista” ou “vai dar tudo certo”. Isso vai te ajudar a se ancorar na realidade e não deixar seu nervosismo tomar conta.

Outras dicas

Fora essas, existem algumas outras dicas que é preciso lembrar na hora de ir para uma entrevista de emprego. De acordo com Micarla, são elas:

  • Ter uma dicção clara e concisa
  • Não ser prolixo, ou seja, não ficar falando demais e delongando demais sobre si mesmo e esquecer de responder às perguntas de uma forma rápida, sucinta e que faça sentido
  • Ser extremamente confiante, não só na sua fala como na sua postura. Isso significa, por exemplo, não ficar se encolhendo a todo momento durante a entrevista, com a cabeça baixa ou numa posição subserviente
  • Sempre pesquisar sobre a história e os valores da empresa antes
  • Aplicar o rapport, que é se conectar de forma rápida e se mostrar uma pessoa carismática. Para isso, sorria, fale o seu nome, seja genuíno, escute com atenção e sempre chame a pessoa pelo nome dela

Mais notícias como essa

Moda

Vestidos minimalistas permitem o uso de véus mais trabalhados e imponentes, que valorizam a noiva sem pesar na produção

Casa & Decor

Especialista lista dicas para limpar o banheiro da melhor forma possível e garantir um ambiente agradável e cheiroso

Saúde

Médico explica quais hábitos fazem mal para a saúde da voz e quais cuidados você pode ter no dia a dia para evitar problemas

Receitas

Pode ser branco, integral, vermelho, preto... todos os tipos de arroz são cheios de nutrientes e benefícios para a saúde